Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSIANE SILVA DE LIMA AZEVEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSIANE SILVA DE LIMA AZEVEDO
DATA: 06/03/2023
HORA: 09:00
LOCAL: ICB
TÍTULO:

Cartilha sobre a influência dos erros pré-analíticos na realização de exames bioquímicos veterinários de pequenos animais: O que fazer para evitar?   


PALAVRAS-CHAVES:

Produtos Tecnológicos; Tecnologia Educacional; Bioquímica


PÁGINAS: 29
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral
SUBÁREA: Biologia Geral
RESUMO:

Os exames laboratoriais, incluindo as análises bioquímicas, são realizados em três etapas: pré-analítica, analítica e pós-analítica. A fase pré-analítica concentra a maior frequência de erros que podem comprometer os resultados dos exames, bem como, a interpretação, o diagnóstico, o prognóstico e o tratamento do paciente. Neste contexto, é importante que os profissionais envolvidos neste processo entendam que esta etapa é determinante para um exame de qualidade. Dessa forma, faz-se necessário a construção de uma tecnologia educacional (TE), voltada para profissionais de laboratório e médicos veterinários, no intuito de minimizar os erros pré-analíticos. Sendo assim, o objetivo do projeto é produzir uma TE, no formato de cartilha educativa, intitulada: Influência dos erros pré-analíticos na realização de exames bioquímicos veterinários de pequenos animais: O que fazer para evitar? O presente trabalho trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida em duas etapas: pesquisa bibliográfica e produção da cartilha educacional. Será realizada uma revisão integrativa da literatura e a produção de um protótipo utilizando os seguinte critérios: a) Seleção dos assuntos de maior relevância do referencial teórico para inserção na cartilha; b) Condensação do conteúdo e construção dos elementos pré-textuais e textuais; c) Criação do layout; d) Elaboração de figuras e/ou download de gravuras em sites de bancos de imagens livres de direitos autorais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 363475 - ELIZABETH TEIXEIRA
Presidente - 1504941 - MARIA VIVINA BARROS MONTEIRO
Interno - 2776913 - MIONI THIELI FIGUEIREDO MAGALHAES DE BRITO
Externo à Instituição - ROBSON JOSE DE SOUZA DOMINGUES
Externo à Instituição - WESLEY LYEVERTON CORREIA RIBEIRO
Notícia cadastrada em: 13/02/2023 08:56
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2