Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAINA DE LIMA LEÃO

DISCENTE: JANAINA DE LIMA LEÃO
DATA: 25/06/2015
LOCAL: Sala de Reunião da Administração –IEC- Ananindeua

VALIDAÇÃO da técnica de PCR em tempo real para detecção de Plasmodium sp. em amostras de indivíduos provenientes de área endêmica DO ESTADO DO PARÁ

Malária, Diagnóstico Molecular, PCR em Tempo Real

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Medicina

Em todo o mundo, a malária continua a ser um dos mais relevantes problemas de saúde pública. No Brasil, atenção especial é dada à Região Amazônica, que registra 99,7% dos casos e onde a transmissão da doença está diretamente relacionada às formas de ocupação das áreas dessa região, bem como condições ambientais e socioculturais. Nesta área, a coexistência de espécies de Plasmodium spp. infectando um indivíduo pode ser comum o que pode, muitas vezes, gerar resultados falso-negativos quando realizados somente por avaliação microscópica. O método padrão - ouro para o diagnóstico da malária é a Gota Espessa (GE). Porém, estudos apontam que esta técnica pode estar subestimando os reais dados de infecção malárica em áreas endêmicas, devido falhas de correta identificação em casos de baixa parasitemia e infecção mista, mesmo sendo realizada por microscopistas experientes.

A técnica de Nested-PCR, embora seja um método eficiente para detecção das espécies de Plasmodium spp., envolve várias etapas para amplificação, além de necessitar da eletroforese para visualização dos amplicons. Em contrapartida, a PCR em Tempo Real melhorou consideravelmente a aplicação das técnicas de PCR, por ser um método rápido, com baixo risco de contaminação (sistema fechado), com elevados níveis de sensibilidade e especificidade.

Este trabalho pretende validar um protocolo qualitativo de PCR em Tempo Real para detecção espécie-específica das quatro espécies de Plasmodium spp. em amostras clínicas de indivíduos provenientes de municípios do Estado do Pará. Os resultados obtidos serão comparados com o método de Gota Espessa e com o protocolo molecular já estabelecido de Nested-PCR (padrão de referência). Assim, este estudo poderá contribuir para a demonstração da aplicabilidade da PCR em Tempo Real como um instrumento auxiliar e/ou complementar à Gota Espessa, sobretudo em Centros de Pesquisas e estudos epidemiológicos.

Interno - 2025756 - ANDREA LUCIANA SOARES DA SILVA
Externo à Instituição - GISELLE MARIA RACHID VIANA
Externo ao Programa - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Externo à Instituição - MARINETE MARINS POVOA