Banca de QUALIFICAÇÃO: YASMIN SANTOS DO NASCIMENTO

DISCENTE: YASMIN SANTOS DO NASCIMENTO
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Plataforma Google Meet

Tecnologia educacional como ferramenta de apoio ao conhecimento das doenças infecto parasitárias.

Doença Infecciosa e Parasitária. Saneamento Básico. Tecnologia Educacional.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Microbiologia

INTRODUÇÃO: As doenças infecciosas e parasitárias (DIP) são transmitidas por vírus, bactérias e parasitas, podendo causar a gastroenterite onde os principais sintomas são: diarreia, dor abdominal, cólicas, náuseas e vômitos. OBJETIVOS: Desenvolver um produto educacional para a população com ênfase nas doenças infecciosas e parasitárias (DIP). MATERIAL E MÉTODO: Pesquisa do tipo metodológica, a ser realizada em três etapas: pesquisa documental, produção da cartilha, validação de conteúdo. RESULTADOS PRELIMINARES: Dados fornecidos pelo Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Mãe de Rio (PA) revelaram que 92% da população utiliza poços dos mais variados tipos para seu consumo diário, 7% usam água do igarapé, e 1% outros. A grande quantidade da população utiliza água de poços, o que torna a mesma mais suscetível a contrair doenças de veiculação hídrica. Ao ser questionado sobre o tratamento utilizado, 58% informaram que era com hipoclorito, 14% ferviam a água, 7% filtro de barro, 7% purificador de água, 5% filtro de vela, 2% luz solar e 8% outros, sobre o destino do lixo são: 75,5% destinam ao lixão; 15,3% queimam ou enterram seus resíduos; e 9,6% lançam nas ruas ou a Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas Mestrado em Análises Clínicas Profissional céu aberto ou em terreno baldio. Considerando as informações obtidas das condições de saneamento básico do município, o projeto desenvolverá uma tecnologia educacional, na modalidade cartilha. A estrutura dessa tecnologia educacional consistirá em: a) Introdução: sobre as doenças infecto parasitárias; b) Desenvolvimento: com a definição, sintomas e profilaxia das doenças. Destaca-se que cada doença será abordada separadamente, ou seja, uma em cada página, que tem como o título provisório “Capitã Anitta”. CONSIDERAÇÕES FINAIS. Por fim, espera-se que esta tecnologia educacional contribua na disseminação de informações pertinentes às medidas de prevenção das DIP, a partir da socialização com a comunidade do município de Mãe do rio, estado do Pará.

Interno - 363475 - ELIZABETH TEIXEIRA
Presidente - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Interno - 2206136 - LUIZ FERNANDO ALMEIDA MACHADO
Interno - 611.088.472-34 - RENE RIBEIRO DA SILVA - UFPA