Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILZA COSTA DOS SANTOS

DISCENTE: EDILZA COSTA DOS SANTOS
DATA: 10/12/2021
LOCAL: Sala Virtual

TELETRABALHO: Aspectos pessoais e profissionais dos TAEs da UFPA no contexto da pandemia do Novo Coronavírus (SSARS-CoV-2).

teletrabalho; impactos psicossociais; pandemia.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Com o surgimento da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), anunciada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em março de 2020, o mundo passou por grandes transformações e uma delas se deu no contexto do mundo do trabalho e das relações trabalhistas com a adoção do teletrabalho na maioria das organizações privadas e públicas. Assim, a Universidade Federal do Pará estabeleceu em abril de 2020 a adoção de jornada laboral somente em regime de teletrabalho. Portanto, considerando este cenário o presente estudo tem como objetivo identificar os impactos do teletrabalho na vida pessoal e profissional do servidor da UFPA no contexto da pandemia. Para isso, traz a seguinte questão de pesquisa: Em que condições, os servidores técnico-administrativos desenvolveram suas atividades na modalidade de teletrabalho no contexto da pandemia? Para responder ao problema e atender ao objetivo proposto vários autores são utilizados para sustentação teórica, dentre os quais destacam-se: Rocha e Amador (2018); Aderaldo, Aderaldo e Lima (2017); Ferreira e Aguilera (2021); Barbosa e Souza (2017); Losekann e Mourão (2020); Ferreira (2021); Mesquita e Soares (2020). O estudo aborda o teletrabalho no contexto das mudanças no mundo do trabalho e as consequências do teletrabalho na vida do trabalhador, bem como expõe sobre as Instituições de Ensino Superior na realização do teletrabalho no contexto da pandemia, enfatizando a Universidade Federal do Pará. Em seguida apresenta o percurso metodológico e por último são apresentados alguns dados preliminares acerca da pesquisa. Esta se caracteriza como aplicada, exploratória e descritiva e pretende, mediante investigação e levantamento survey, por meio da aplicação de questionário, atingir o objetivo proposto. Os resultados preliminares apontam aspectos limitadores do teletrabalho, principalmente no contexto das IES em tempos de pandemia. Contudo, deve-se atentar para o necessário equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida como desafios permanentes na sociedade contemporânea.

Presidente - 3055393 - EUNÁPIO DUTRA DO CARMO
Interno - 327765 - MARINA YASSUKO TOMA
Externo à Instituição - PATRICIA REGINA BASTOS NEDER
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 12:30