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LARISSA RANIELY DA CUNHA FIGUEIREDO
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"Violência Escolar e impactos na aprendizagem: percepções de alunos e de professores de escolas de ensino fundamental do município de Breves-Pará".
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Data: 31/10/2016
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Este estudo de caso investiga o fenômeno da violência escolar e sua relação com a aprendizagem. A literatura tem evidenciado a intensificação da violência no Brasil, nas últimas décadas, bem como tem apontado que no ambiente escolar, esta não somente degrada as relações sociais, como também prejudica o desenvolvimento educacional. No município de Breves, localizado no estado do Pará, observa-se inconsistência ou mesmo inexistência de registros e estudos sobre o fenômeno. O objetivo principal deste trabalho é demonstrar a ocorrência da violência em escolas do município de Breves, suas consequências e seus prejuízos à aprendizagem, bem como analisar as ações empreendidas pelas escolas no sentido de minimizar o problema. A definição do universo da pesquisa considerou que a literatura aponta os adolescentes como os principais agressores e vítimas da violência escolar e buscou contemplar, dentre as instituições que ofertam os anos finais do ensino fundamental na área urbana do município, escolas com distintos resultados no que se refere à aprendizagem, medida pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. Foram selecionadas as escolas Estevão Gomes e Santo Agostinho. Embora não tenha sido critério de seleção, a escolha recaiu em instituições que têm características bastante distintas, inclusive no que concerne ao perfil socioeconômico dos alunos. A pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva. Foi adotada abordagem mista, sequencial. Os dados quantitativos foram coletados por survey aplicado a amostra representativa de alunos, de professores, de coordenadores e de gestores das escolas, escolhidos aleatória e sistematicamente. Os formulários utilizados no survey replicam em parte pesquisa realizada por Mirian Abramovay, por ser uma das pesquisas mais abrangentes no Brasil. Os dados qualitativos foram coletados em entrevistas, individuais e com grupos focais, das quais participaram as mesmas categorias antes mencionadas. A pesquisa confirmou o crescimento da violência nas escolas, embora poucos se declarem vítimas; identificou os tipos mais frequentes e as circunstâncias em que ocorre, bem como suas consequências, inclusive em termos de reações, sentimentos e anseios dos alunos, do corpo técnico e dos gestores. Alguns indicativos de fatores geradores da violência foram encontrados, mas, dada a complexidade do fenômeno, a pesquisa não permite apontar as causas da violência nas escolas. Não são percebidos pela maioria dos sujeitos participantes da pesquisa impactos da violência na aprendizagem. Esse resultado inesperado é inconsistente com a percepção sobre condições que contribuiriam para propiciar bom desempenho escolar, assim como com relatos acerca dos sentimentos gerados pela violência. A escola em que menos é percebida violência é a que tem IDEB mais baixo. Certamente, a diferença entre os IDEBs das escolas não pode ser atribuída somente à violência, mas, de toda forma, a interpretação daquele resultado deve considerar que os alunos da escola com menor rendimento escolar estão inseridos em uma realidade em que as condições socioeconômicas talvez contribuam, por um lado, para o baixo resultado na aprendizagem, e, por outro, para a não percepção de experiências vividas na escola como violência. O estudo evidencia ainda que as ações para enfrentar a violência nas escolas têm sido pouco eficazes. Palavras-Chave: Violência Escolar. Aprendizagem. Breves-Pará.
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GUALTER DE OLIVEIRA ROCHA
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AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS GERENCIAIS DESCRITAS PELO GESTCOM PARA A UFPA COM AS COMPETÊNCIAS DE GESTÃO EXTRAÍDAS DO CRITÉRIO GOVERNANÇA DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO PÚBLICA
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Data: 13/10/2016
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O presente trabalho teve como objetivo avaliar o alinhamento das competências gerenciais descritas pelo GESTCOM para a UFPA com as competências de gestão extraídas do critério governança do MEGP. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva, que utilizou de procedimentos de coleta de dados bibliográficas e documentais, com o uso da técnica de análise de conteúdo para responder aos objetivos propostos. O trabalho foi realizado em duas etapas. Na primeira, foram selecionadas as alíneas da dimensão governança do MEGP, extraídos seus requisitos, aplicado o modelo proposto por Carbone et al. (2009) para a formação das competências profissionais e, por último, registrado as práticas de gestão relacionados a cada competência. No segundo momento, foram realizadas comparações entre as competências gerenciais extraídas do MEGP com as identificadas no mapeamento de competências da IFES pelo GESTCOM. Também foram cotejadas as competências identificadas pelo GESTCOM com o referencial de governança e gestão do TCU. Foram descritas nove competências e práticas gerenciais com base no MEGP, perfazendo um total de vinte e cinco práticas de gestão que os gestores devem executar para observar os requisitos sugeridos pelo Modelo. As análises evidenciam que servidores em cargos de gestão necessitam desenvolver competências de gestão e liderança para maximizarem seus desempenhos frente aos desafios expostos no serviço público; sendo que o principal deles é o de ser capaz de liderar pessoas por meio de propósitos acordando consciências em busca de mudanças culturais. Esta investigação também confirmou que os esforços empreendidos no mapeamento de competências da UFPA, que culminou com a identificação de competências gerenciais para a Instituição, estão vigorosamente alinhadas ao Modelo de Excelência da Gestão Pública e as práticas de governança e liderança preconizadas no Referencial Básico de Governança do Tribunal de Contas da União.
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HERONILDES MARQUES BARBOSA
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O PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA E DINÂMICA MIGRATÓRIA RURAL – URBANA: o caso do município de Bagre/Pará.
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Data: 23/09/2016
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O objetivo principal deste estudo de caso é verificar se existe uma relação entre a implementação do Programa Bolsa Família - PBF e a migração da área rural para a área urbana no município de Bagre, no Estado do Pará. O PBF é uma política pública voltada para a minimização da miséria, com enfoque intersetorial e âmbito nacional, caracterizado pela transferência direta de renda para os beneficiários, que devem cumprir certas obrigações relacionadas à educação e à saúde. O município de Bagre está localizado em uma das regiões menos desenvolvidas do estado do Pará e sua população é fortemente dependente dos programas governamentais de transferência de renda. Em Bagre, o PBF atende a cerca de 90% das famílias inscritas no CadÚnico, o registro do governo federal que contém a identificação pessoal e as características socioeconômicas das famílias de baixa renda no Brasil. Vários aspectos do PBF foram analisados, mas poucos estudos referem-se aos efeitos do programa em campos diferentes dos relacionados com seus objetivos explícitos. Apenas duas referências mais específicas ao impacto do PBF sobre os movimentos migratórios foram encontradas na literatura. Este estudo foi realizado com uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa, adotando a estratégia explanatória sequencial. Uma pesquisa de campo foi realizada em duas etapas. A primeira conduziu uma entrevista estruturada com uma amostra aleatória de famílias beneficiárias imigrantes que vivem na área urbana do município que viviam anteriormente em áreas rurais. A seleção da amostra foi sistemática e estratificada. A segunda etapa realizou entrevistas semiestruturadas com famílias selecionadas da mesma amostra. A pesquisa identificou o perfil dos beneficiários imigrantes, as razões da migração e sua percepção das condições de vida na área urbana. O estudo conclui que o PBF promoveu em Bagre o acesso de uma parcela significativa da população a um rendimento mínimo e serviços básicos, que são os objetivos explícitos do programa. Além disso, o movimento migratório da área rural para a urbana aumentou devido à implementação do PBF. Isso foi causado pela expectativa de garantia de renda e incorporação no mercado de trabalho urbano levantado entre os beneficiários, o que lhes permitiu satisfazer seu desejo de migrar existente antes de entrar no programa ou decorrente da necessidade de atender aos requisitos impostos pelas obrigações do programa. Embora na percepção dos imigrantes beneficiários do PBF a mudança de residência para as áreas urbanas tenha conduzido a uma melhoria nas suas condições de vida, as condições de habitação e infraestrutura ainda são muito precárias, o que coloca novos desafios para a gestão local. Palavras-Chave: Programa Bolsa Família. Migração Rural Urbana. Município de Bagre.
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AURIMAR FRANCISCO VIANA DA SILVA
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A CONSOLIDAÇÃO DE ASSENTAMENTOS RURAIS FEDERAIS: o caso do Projeto de Assentamento Itabocal, município de Mãe do Rio, Pará.
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Data: 16/09/2016
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Nos projetos de assentamento rurais a consolidação é a fase derradeira de atuação do INCRA em uma área reformada e ocorre após o cumprimento de todas as ações propostas e executadas pela Autarquia, no sentido de tornar viáveis e autônomos os assentamentos no âmbito do Programa Nacional de Reforma Agrária. Nos anos de 2001 e 2002, esse processo envolveu dez projetos de assentamento rurais federais, oriundos de desapropriação por interesse social, localizados no Nordeste Paraense, fundamento deste estudo, no qual o objeto é o Projeto de Assentamento Itabocal, situado nos Municípios de Mãe do Rio, Irituia e Capitão-Poço, no Estado do Pará. Nesse sentido procedeu-se uma verificação e análise atualizada das condições socieconômicas e ambientais, além dos serviços de demarcação topográfica, assistência técnica, créditos, e infraestrutura implantados naquele empreendimento. Valeu-se do uso de uma metodologia ancorada em um estudo de caso no projeto que se apresentou com maior extensão de área, famílias assentadas e recursos recebidos do Governo Federal, com base em uma amostra não probabilística por acessibilidade, envolvendo 100 atores, utilizando-se abordagem qualitativa e quantitativa, em uma pesquisa do tipo descritiva, com tratamento dos dados por sistemas quantitativos. Dos resultados obtidos foi possível analisar indicadores demográficos, sociais, econômicos, técnicos e capital social, e concluir que houve impedimento da inclusão socioprodutiva dos moradores da área, vez que o sistema de produção agropecuário não se viabilizou de forma isolada, e a renda dos moradores situou-se na sua maioria em até dois salários mínimos, e que para atingir esse patamar houve a necessidade de complementação monetária do Programa Bolsa Família e aposentadorias, não obstante as famílias do assentamento apresentarem-se possuidoras de bens de consumo duráveis, a exemplo de geladeira, televisor e celular. Constatou-se que a reduzida titulação dos lotes individuais não atingiu a metade dos beneficiários, e os títulos de domínio expedidos não foram quitados, impossibilitando averbação em cartório de registro de imóveis, o que viabilizou, à margem da lei, a reconcentração de lotes familiares por pessoas estranhas ao assentamento, levando à fazendeirização. Verificou-se, ainda, prejuízos ambientais de vulto pela inobservância da legislação ambiental, desde ausência de licenciamento do projeto até inexistência do Cadastro Ambiental Rural. Por fim, verificou-se que a política pública em evidência houve seu ciclo inconcluso, e como proposta, procedeu-se sugestão da reativação de ações específicas para consolidação, de fato, do projeto. Palavras-Chave: Consolidação. Assentamento. Reforma Agrária. Bolsa família. Fazendeirização.
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ANTÔNIO JORGE COLARES CARNEIRO
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FILOSOFIA DE POLÍCIA COMUNITÁRIA EM LOCALIDADES RIBEIRINHAS: realidades e perspectivas no Marajó Ocidental.
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Data: 01/09/2016
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O foco principal desta pesquisa foi o de demonstrar que a conjunção de forças e ações embasadas nos conhecimentos e práticas da Filosofia de Polícia Comunitária - FPC, Governança local e Desenvolvimento sustentável podem contribuir de forma positiva para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das localidades ribeirinhas da zona rural de Breves. A metodologia de trabalho foi desenvolvida em duas etapas. A primeira, de natureza exploratória, baseada na pesquisa documental e bibliográfica, e a segunda, de natureza descritiva, por meio da aplicação De questionários fechados sobre os temas Filosofia de polícia comunitária, Governança local e Desenvolvimento sustentável. Foram consultados documentos oficiais nos quais foram identificadas características e questões relativas aos aspectos demográficos, socioeconômicos, ambientais, estruturais, identidade territorial, capacidades institucionais, perfil da participação social e indicadores socioeconômicos produzidos no período entre 2003 e 2015. Diante dos dados obtidos, buscou-se responder o questionamento sobre a possibilidade ou não da aplicação da Filosofia de polícia comunitária em localidades ribeirinhas do Marajó ocidental. O resultado da pesquisa apontou para a apossibilidade de se aplicar a FPC, desde que respeitadas as peculiaridades geográficas, socioeconômicas e ambientais da região estudada.
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KEILA WIRGINIA MALHEIRO VALE
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SISTEMA DE CONTROLE INTERNO COMO ELEMENTO ESTRATÉGICO PARA O FORTALECIMENTO DA GOVERNANÇA ORGANIZACIONAL: um estudo de caso no Tribunal de Justiça do Estado do Pará.
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Data: 26/08/2016
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A presente pesquisa tem como objetivo principal compreender a implantação do sistema de controle interno organizacional no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, com base ao atendimento da Meta nº 16-2013 do Conselho Nacional de Justiça, e analisar a atuação da Secretaria de Controle Interno diante dos mecanismos de liderança, estratégia e controle, ações consideradas necessárias para o fortalecimento da governança pública (TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO, 2013). Para tanto, foi utilizada uma metodologia mista (quali-quanti). Para a abordagem qualitativa utilizou-se a base de dados primários coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas a 7 (sete) servidores integrantes da SCI/TJPA e dos Núcleos de Controle Interno/TJPA, que necessariamente participaram direta ou indiretamente da estruturação do sistema de controle interno do órgão. O exame dos dados nesta fase da pesquisa se deu por meio de análise de conteúdo, com a elaboração de codificações centrais e categorização seletivas. Com relação à abordagem quantitativa à pesquisa de campo fundamentou-se também na base de dados primários coletados em amostragem probabilística aleatória simples, através da aplicação de questionários a 237 (duzentos trinta e sete) servidores das unidades administrativas do TJPA, com exceção daqueles lotados na SCI/TJPA e Núcleos de Controle Interno/TJPA. O tratamento dos dados utilizou estatística multivariada, com ênfase na análise fatorial exploratória (AFE). Os resultados possibilitaram revelar que tanto a implantação do sistema quanto o fortalecimento das ações de controle do TJPA fazem parte de um movimento compreendido pelo corpo funcional do órgão. Foi constatado ainda, que apesar do TJPA possuir um sistema de controle interno estruturado, ainda não é possível garantir que foi consolidada no órgão uma cultura de controle, baseada em uma política de gestão de riscos e controle interno. E por último, que os servidores do TJPA possuem confiança na atuação da unidade central de controle do órgão, e que a SCI/TJPA apresenta-se como um elemento estratégico para o fortalecimento da governança organizacional. Palavras-chave: Sistema de Controle Interno. Mudança Organizacional. Organização Pública. Governança Organizacional.
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FELIPE FERNANDES DE SOUZA
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CONTROLE DAS POLÍTICAS DE SANEAMENTO BÁSICO NO PARÁ: a atuação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará na implementação da Lei nº 11.445/2007
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Data: 04/08/2016
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Análise da atuação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará frente a real necessidade de melhoria nas políticas de saneamento básico nos Municípios paraenses. A pesquisa foi realizada em quatro etapas, tendo como fonte a consulta de informações governamentais. Na primeira etapa, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), verificou-se que o Estado do Pará apresentou baixo desempenho quanto ao atendimento dos serviços de saneamento básico. Ainda, nessa etapa inicial, foi realizado levantamento das diretrizes disposta na Lei Federal nº 11.445/2007 que passaram a orientar os Municípios no cumprimento das ações contidas no novo marco regulatório para o setor de saneamento. A segunda etapa do trabalho analisou as competências do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará (TCM/PA) e sua inserção, a partir de seus instrumentos de atuação, na fiscalização do saneamento básico. Na terceira etapa do trabalho realizou-se um diagnóstico, a partir de questionário aplicado, visando a avaliação da situação das municipalidades paraenses quanto ao cumprimento das diretrizes dispostas na Lei Federal nº 11.445/2007, especialmente, quanto a existência de Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Finalmente, na última etapa foram propostas várias ações a serem desenvolvidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará no intuito de contribuir para o desenvolvimento do saneamento básico nos municípios paraenses. Com a pesquisa foi verificado que a atuação do TCM/PA pode ser melhorada nas questões relacionadas ao setor de saneamento básico, especialmente quanto a fiscalização das diretrizes contidas na Lei nº 11.445/2007 (Política Nacional de Saneamento Básico) pelos municípios paraenses. Desse modo, sabendo que a situação do saneamento básico no Pará tem apresentado desempenho pouco favorável e, que, o contexto atual enseja novas soluções para a superação dos entraves contidos no setor de saneamento, que foi proposta Matriz de Avaliação para o fortalecimento da atuação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Pará frente às políticas de saneamento no Pará. Palavras–chave: Saneamento básico. Lei nº 11.445/2007. Política pública. Tribunal de Contas.
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RAQUEL MONTEIRO DE MIRANDA
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EFETIVIDADE DA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E DIREITOS HUMANOS DA MULHER EM SITUAÇÃO DE VIOLÊNCIA EM BREVES – PARÁ.
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Data: 20/07/2016
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Nesta dissertação de mestrado, trata-se da discussão sobre a efetividade da gestão pública no Município de Breves, Pará, em relação à política pública para a mulher, com enfoques ao enfrentamento à violência doméstica e familiar, bem como aos direitos humanos da mulher brevense. Destaca-se que existe, neste município, um número elevado de mulheres em situação de violência que continuam em âmbito privado, e as que conseguem denunciar não recebem atendimento especializado. Para tal, analisa-se a atuação administrativa e sua participação em políticas públicas com vistas à garantia de direitos da mulher; avalia-se os serviços e órgãos de atendimento à mulher em situação de violência; caracteriza-se o perfil sócio, econômico e cultural das mulheres denunciantes de violência; e verifica-se como a gestão pública municipal, por meio de políticas públicas, contribui para a diminuição da vulnerabilidade social dessa mulher. O estudo emprega os conceitos de administração pública, políticas públicas, violência e direitos humanos a partir do aparato teórico pesquisado. Metodologicamente, é classificado como descritivo e exploratório, caracterizando-se como qualitativo e quantitativo. Realiza-se por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Utiliza-se as técnicas de entrevista semiestruturada, aplicada aos representantes dos serviços de atendimento às mulheres em situação de violência; de questionários para coleta de dados, aplicados a uma amostra de mulheres vítimas. Além de levantamento documental, observacional e estatístico. Infere-se que o contexto das políticas públicas para as mulheres não favorece sua efetividade. As ações desenvolvidas ainda não oferecerem soluções amplas, não são pensadas e direcionadas a essa população. Apesar dos avanços dos instrumentos normativos, o atendimento oferecido ainda é insuficiente. Considera-se relevante este estudo na medida em que contribui para o conhecimento sobre o desenvolvimento da política pública e os instrumentos de promoção dos direitos da mulher. PALAVRAS-CHAVE: Violência. Violência Doméstica contra a Mulher. Gestão Pública. Políticas Públicas. Direitos Humanos.
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ALEXANDRE MARTINS BASTOS
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VIOLENCIA DOMÉSTICA E FAMILIAR CONTRA MULHER E ATUAÇÃO DA DEFENSORIA PÚBLICA DO PARÁ: a defesa e assistência interdisciplinar ao “homem agressor” pelo NEAH – símbolo ou política pública de prevenção de delitos.
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Data: 14/07/2016
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O presente estudo tem por objetivo a análise da Lei Maria da Penha, na execução da política pública do Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (NEAH) da Defensoria Pública do Pará. Para tanto foi necessário verificar se o NEAH tem contribuído ou não para prevenção de crimes de violência doméstica e familiar no município de Belém, bem como avaliar a potencialidade do Núcleo em construir políticas públicas, seja a partir da sua atuação, através dos grupos de reflexão e terapêuticos, ou a partir da análise do sistema comunicativo na visão de Niklas Luhmann. E também, verificar se, a política pública desenvolvida pelo NEAH se traduz em um símbolo no conceito de Marcelo Neves ou em política pública efetiva. A partir dos conceitos obtidos durante o estudo bibliográfico, sugeriu-se uma nova conceituação sistêmica de análise de código binário para Defensoria Pública (assistência-não assistência). O estudo desenvolveu-se como uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, tendo o pesquisador se baseado na metodologia sistêmica de Niklas Luhmann, por meio de observação participante. A coleta de dados primários foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas aos assistidos participantes dos grupos de reflexão e terapêuticos dos anos de 2014, 2015 e 2016 do NEAH, e aos servidores e Defensor Público, lotados no Núcleo. Ainda na coleta de dados, foi realizada a análise documental da gestão administraria do NEAH entre os anos de 2010 a 2016. O exame dos dados se deu por meio de análise de conteúdo, com a elaboração de codificações centrais e categorização seletiva. Os resultados possibilitaram revelar que é simbólica a edição da Lei Maria da Penha sob dois aspectos analisados na presente pesquisa, e que a atuação do NEAH correspondeu a uma política pública efetiva na pacificação do conflito e na construção de políticas públicas. E por último, para fins de comunicação sistêmica, depreendeu-se que a atuação do núcleo é uma atitude reflexa à demanda do assistido. Palavras-chave: Violência doméstica. Direito dos homens. Criminalidade. Política Pública.
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LARISSA MELO MATOS
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A GESTÃO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: um estudo de caso na UFPA.
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Data: 12/07/2016
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Esta investigação parte da premissa que por meio das atividades de extensão universitária se estabelece a relação universidade e sociedade, porém isso não significa tê-la como única responsável pela manutenção dessa relação, mas destaca a extensão como uma atividade universitária aferidora da existência e qualidade dessa relação. Nesse sentido, o presente estudo procura analisar de que forma gestores tomam decisões, relacionadas à extensão universitária em unidades acadêmicas e administrativas da UFPA. Para isso, adota-se a estratégia de estudo de caso com uma lógica sistêmica em busca de identificar como o se realisa a extensão universitária, analisando a tomada de decisão e os fatores que influenciam no processo decisório da extensão universitária. Na etapa empírica da pesquisa qualitativa, realizou-se as entrevistas semiestruturadas juntos aos gestores de unidades acadêmicas e administrativas mais representativas da extensão universitária na UFPA e a análise de conteúdo, por meio da descrição do conteúdo manifestado nas entrevistas. Utilizou-se um abrangente marco conceitual necessário para fundamentar a pesquisa, abordando: as organizações complexas; a teoria geral dos sistemas, a teoria da decisão e gestão; a Universidade Brasileira e a Extensão universitária; segundo seus fundamentos históricos, teóricos e conceituais. Constatou-se, por meio da análise da tomada de decisão, o funcionamento da Extensão e como ocorre o processo de gestão universitária de projetos / programas de Extensão na UFPA, demonstrando, pelos depoimentos: a associação direta entre a relação Universidade e Sociedade e a Extensão, a grande heterogeneidade de práticas extensionistas da UFPA, o docente como principal agente de Extensão e que as decisões obedecem a um fluxo hierárquico ascendente de tomada de decisão, que influencia todo o processo.
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MARCIA NEMER FURTADO
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GOVERNANÇA DOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE BREVES: impactos sobre as políticas públicas - período de 2000 a 2015.
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Data: 30/06/2016
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O objetivo da presente dissertação é analisar a governança dos planos locais e suas implicações sobre as políticas públicas no município de Breves no período de 2000 a 2015. O Município de Breves associa-se intrinsecamente ao restante da Região Amazônica, tanto porsuas características ambientais, como também pela contradição entre a abundância de recursos naturais e a situação de pobreza da maior parte da população local. É nesse contexto de contradições que a análise da governança dos planos de desenvolvimento local no Município de Breves se faz necessária e relevante, tendo em vista que ela mostrará a compreensão das dinâmicas vinculadas aos referidos planos. A metodologia utilizada envolveu o método de abordagem indutivo, o método de procedimento estatístico e as técnicas de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. A análise aborda, principalmente, as temáticas da governança, das políticas públicas de desenvolvimento local e de planejamento. A Governança representa um processo de promoção de ações socialmente justas e ampliação da participação do cidadão nos processos decisórios. As Políticas públicas de desenvolvimento local, por seu turno, representam um processo endógeno de mudança.E o planejamento de desenvolvimento local, aqui discutido (Plano Diretor, Plano Plurianual e Planejamento Estratégico), possui a finalidade de desenvolver políticas públicas com vistas a alcançar o bem público. Em contraposição às bases para uma boa governança, os resultados apontam que o referido sistema de planejamento limita-se a documentos previstos e, na maioria das vezes, não executados, minimamente conhecidos e, consequentemente, de pouco impacto sobre as políticas locais. É preciso romper com essas práticas governamentais desintegradas, sem monitoramento, avaliação e participação social. A governança dos planos locais no Município de Breves necessita ter base em políticas articuladas, estratégicas e participativas, a fim de garantir a implementação de políticas públicas que consigam impactar na melhoria de vida da população local. Palavras-chave: Governança. Políticas Públicas. Planos de Desenvolvimento Local.
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HELOISA GOMES CARDOSO
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RESISTÊNCIA À MUDANÇA ORGANIZACIONAL: uma investigação em uma instituição de ensino superior.
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Data: 28/06/2016
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A resistência à mudança no âmbito organizacional é o resultado de um processo do comportamento humano no qual um ou mais indivíduos procuram defender-se dos possíveis efeitos negativos de mudanças no ambiente de trabalho. Esse processo estrutura-se a partir de um amplo conjunto de fatores, que tem sido objeto de diversos estudos organizacionais. A partir dessa perspectiva, o objetivo geral desta dissertação foi analisar as características da resistência à mudança organizacional entre os servidores públicos lotados na Universidade Federal do Pará. Dentre os objetivos específicos estão, identificar a reação dos servidores frente a processos de mudança e identificar os principais fatores de resistência dos servidores da UFPA relacionados à mudança. A revisão da literatura fundamenta-se no comportamento organizacional, mais especificamente nos aspectos que envolvem a mudança organizacional e gestão pública. A pesquisa é classificada como descritiva e exploratória, com ex post facto, realizada na forma de pesquisa de campo entre os meses de dezembro/2015 a janeiro/2016 e utilizou como instrumento de coleta de dados o questionário estruturado, desenvolvido por Bortolotti (2010), para avaliar a resistência entre os servidores da UFPA, propondo um indicativo de medida de resistência com apoio na Teoria da Resposta ao Item (TRI), a fim de verificar características dos respondentes, diagnosticar a resistência à mudança na UFPA e, principalmente, levantar as causas, as variáveis relacionadas com este comportamento, fornecendo subsídios relevantes e necessários para serem utilizadas no planejamento estratégico da mudança. O tratamento de dados foi quantitativo, utilizando técnicas de estatística descritiva e multivariada, em especial Análise Fatorial Exploratória (AFE), a partir do levantamento das informações gerais necessárias para compreensão da resistência à mudança na UFPA. Os resultados indicam que a reação dos servidores demonstra significativa facilidade em perceber os benefícios da mudança na UFPA, fato que favorece as ações de gestão, pela aptidão, segurança, capacidade e grande habilidade dos servidores para lidar com a mudança. Além disso, mesmo diante da necessidade de manter o status quo, aspecto desencadeador de resistência, as repostas apontam que os servidores públicos da UFPA não temem correr riscos, não receiam em contribuir com as mudanças no trabalho, não tendem a perder interesse pelo trabalho, nem agem com indiferença ou surpresa diante da mudança e não se queixam da gerência em situações de insucesso ou resultados ruins da mudança. Apenas uma pequena parcela da amostra demonstra resistência passiva. A maioria dos servidores entrevistados demonstra abertura à experiência de mudança, aceitação e cooperação voluntária. Palavras-chave: Comportamento organizacional. Mudança organizacional. Resistência.
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WALQUIRIA CORREA DE ALMEIDA
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ANÁLISE DE UM MODELO DE DIMENSIONAMENTO DA FORÇA DE TRABALHO DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DA UFPA COM ÊNFASE NA GESTÃO POR COMPETÊNCIAS.
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Data: 28/06/2016
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Dimensionar o quadro de servidores de uma organização é uma tarefa das mais significativas da área de recursos humanos, porém, de difícil execução, já que contabilizar a força de trabalho pode não ser suficiente para colocar pessoas capacitadas em locais estratégicos ou com perfis específicos para atender as necessidades da organização. A partir de 2005, com o Plano de Carreira dos cargos técnico-administrativos das Instituições Federais de Ensino, o dimensionamento de pessoal tornou-se tarefa obrigatória para a eficiência da gestão, pois a elaboração do Plano de Desenvolvimento dos Técnicos, aprovado em 2006 requer a adequação do quadro de servidores a partir de um modelo de alocação de cargos. No mesmo ano do Plano de Carreira dos técnicos o Governo Federal lançou as diretrizes para implementação da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da administração pública federal e trouxe para o serviço público, a Gestão por competência, cuja finalidade é propiciar a melhoria dos serviços prestados ao cidadão, dando ênfase a eficiência, eficácia por meio do desenvolvimento permanente do servidor e pela adequação de suas competências aos objetivos da organização. Considerando este contexto, a pesquisa em questão teve um caráter exploratório ao buscar discutir a integração da Gestão por Competências com o subsistema dimensionamento de pessoal, assim como, utilizou-se do mapeamento de competências para mapear as competências e entregas dos servidores lotados nos Programas de Pós-graduação da UFPA, de modo a auxiliar qualitativamente o dimensionamento. As entregas também foram testadas como variável quantitativa para utilização na matriz de cálculo. O resultado quantitativo foi obtido por meio da estatística descritiva, levantando-se o perfil dos servidores no que tange ao vínculo com a UFPA, escolaridade, tempo de serviço e carga horária de trabalho. Para o cálculo da matriz utilizou-se as medidas de tendência central média aritmética e mediana para verificar o quadro ideal de servidores, com a aplicação dos dados em um modelo já utilizado pela própria UFPA para dimensionar o pessoal técnico-administrativo. O trabalho resultou no mapeamento de competência e entregas e no dimensionamento de pessoal das secretarias dos programas de pós-graduação. Palavras-chave: Gestão por Competências. Dimensionamento. Planejamento de pessoal.
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SUELEN DA SILVA BALIEIRO
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VARIÁVEIS RELACIONADAS À ROTATIVIDADE DOS SERVIDORES PÚBLICOS EM UMA IFE NO INTERIOR DO PARÁ.
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Data: 28/06/2016
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O objetivo deste trabalho é analisar os principais fatores que levam os servidores a deixarem o Campus Universitário do Marajó-Breves, da Universidade Federal do Pará. No serviço público o processo de rotatividade segue legislação específica e com isso o tempo compreendido entre a saída e a admissão de servidores tende a ser maior quando comparado a iniciativa privada. Isto pode gerar a interrupção das atividades e a perda da produtividade da organização, principalmente quando o servidor que deixa a mesma é considerado um talento valioso. Nas IFES, em geral, a rotatividade é alta considerando as saídas e as remoções. Estas últimas afetam principalmente as unidades do interior chamados de “Campus fora de sede”. Fato este que justifica a realização do presente estudo em um Campi do interior do Pará. Para tanto, 24 servidores que deixaram o campus no período de janeiro 2010 a março 2016 foram entrevistados, assim como 19 servidores que fazem parte do quadro atual do Campus de Breves. Os resultados indicaram como o principal fator gerador da rotatividade a distância da família e a falta de infraestrutura do município para receber a família do servidor. Dificuldade de acesso à cidade: meio de transporte, tempo e custo da viagem, também aparecem como resultado. Os dados são comparados com a literatura já existente a respeito do assunto.
Palavras – chave: Gestão de Pessoas. Rotatividade. Serviço público. IFEs.
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MANUELLE ESPINDOLA DOS REIS
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EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO EM ÁREAS DE ASSENTAMENTO AGROEXTRATIVISTA: Um estudo no assentamento Ilha dos Macacos do município de Breves-Pará.
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Data: 21/06/2016
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O presente trabalho tem como objetivo analisar a relação entre a efetividade das políticas públicas educacionais e o desenvolvimento humano no assentamento agroextrativista Ilha dos Macacos, no município de Breves-PA; propõe-se, ainda: identificar os aspectos econômico, social e ambiental do referido assentamento; compreender a gestão agrária em Breves; analisar as dimensões social, ambiental e econômica no Projeto de Assentamento Agroextrativista Ilha dos Macacos para estabelecer a relação entre educação, reforma agrária e desenvolvimento humano e analisar a efetividade das políticas públicas educacionais voltadas para o desenvolvimento humano na área de assentamento agroextrativista Ilha dos Macacos no Município de Breves-PA. A problemática central deste trabalho se constitui em investigar qual a relação entre a efetividade de políticas públicas educacionais e o desenvolvimento humano em áreas de assentamentos agroextrativistas no município de Breves-PA. Assim, o presente trabalho concluiu que a política educacional efetivada no PAE ilha dos Macacos é pouco efetiva no que se refere à promoção do desenvolvimento humano.
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LUCIO ROBSON BRAGA DAS NEVES
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O PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO E O RETORNO SOCIAL GERADO POR ESTA POLÍTICA EDUCACIONAL EM BREVES.
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Data: 21/06/2016
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Este texto é produto de uma pesquisa realizada com agentes e beneficiários do Programa Brasil Alfabetizado, no município de Breves, estado do Pará, em 2015. O programa faz parte das políticas educacionais voltadas ao atendimento de jovens e adultos. O objetivo foi o de analisar o retorno social que este programa gerou para o município. O período estudado compreende os anos de 2007 à 2015, durante o qual ocorreram sete ciclos/etapas de desenvolvimento do programa. A metodologia da pesquisa se constituiu em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, com coleta de dados por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Nesta última foram utilizados técnicas e instrumentos de coleta de dados, como: entrevistas, aplicação de questionários e formulários. Assim, teve-se a colaboração dos beneficiários do programa (os alunos), dos alfabetizadores (professores) e dos gestores locais do PBA. A pesquisa de campo ocorreu na cidade e no interior do município, nos Distritos: Sede, Antônio Lemos, São Miguel e Curumu. Deste modo, notam-se como resultados da pesquisa, a partir da análise dos dados coletados, que o programa atendeu cerca de nove mil pessoas analfabetas no município, com a realização de sete ciclos/etapas, porém nem todas estas pessoas foram alfabetizadas. De tal modo, constatou-se que inúmeras questões contribuíram para que muitos alunos abandonassem o programa. Na análise entre os investimentos financeiros no programa e os resultados obtidos, não se pode considerar que o programa foi efetivo em Breves, no desenvolvimento de suas ações, pois a população analfabeta diminuiu apenas em cerca de 60% do que era previsto. Palavras-Chave: Programa Brasil Alfabetizado. Gestão Pública. Políticas Públicas. Breves.
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MERABE CARVALHO FERREIRA DA GAMA
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Cultura e Mudança organizacional: uma análise a partir da Lei de Acesso à Informação.
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Data: 07/06/2016
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Esta pesquisa busca analisar as condições de operacionalização do acesso à informação na UFRA, decorrente da Lei Federal n° 12.527, de 18 de novembro de 2011, no campus sede da Universidade Federal Rural da Amazônia. A publicação da Lei 12.527/2011 inaugurou um novo modo de tratamento das informações públicas, ao estabelecer as regras para seu acesso. Nesse sentido, os órgãos públicos precisarão mudar e se adaptar ao novo cenário imposto pela lei. Os elementos facilitadores desse processo estão fundamentados na cultura organizacional, uma vez que a cultura do serviço público brasileiro tem sido considerada por diversos pesquisadores como uma cultura forte, resistente às mudanças e avessa à transparência. Assim, nesse processo de regulamentação do aceso à informação é importante compreender os fatores que permeiam essa transformação e propor mecanismos que facilitem a sua operacionalização. Para esse propósito, a metodologia classificada como exploratória e descritiva utilizou a pesquisa de campo como forma de coleta de dados em amostragem probabilística aleatória simples. O tratamento dos dados utilizou estatística descritiva e multivariada. Os resultados possibilitaram revelar aspectos da cultura organizacional que caracterizam o processo de mudança organizacional. Identificaram-se quatro fatores de influência sobre o acesso à informação (Legitimidade da Administração Pública, Utilização indevida da informação pública, Domínio social da informação e Poder e controle do servidor público), além da presença de dois grupos (moderados e adaptativos), um mais aberto e outro mais receoso com relação ao acesso à informação. Ao final, são propostas sugestões para operacionalização da Lei 12.527/2011 na universidade.
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JULIANO CASSIO DA SILVA CONCEICAO
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MUDANÇA ORGANIZACIONAL NA UFPA: Institucionalização da Participação dos Técnico-administrativos no processo eleitoral para dirigentes das unidades acadêmico-administrativas.
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Data: 03/06/2016
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Atualmente, as organizações convivem em um ambiente cada vez mais dinâmico e mutável. São mudanças ocorridas em função dos avanços tecnológicos, dos contextos econômicos, políticos, sociais etc. Isso exige que cada vez mais as organizações desenvolvam a capacidade de adaptação às novas condições. Este trabalho trata, portanto, da possibilidade de mudança organizacional no âmbito da Universidade Federal do Pará, no que se refere à institucionalização da participação de técnico-administrativos nos processos eleitorais para os cargos de gestores das unidades acadêmico-administrativas. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal identificar se há resistência a essa mudança e quais suas possíveis causas, uma vez que pressões tanto do ambiente interno quanto do ambiente externo convergem a favor dessa mudança organizacional. O ambiente escolhido para a realização da pesquisa foi o Conselho Universitário - CONSUN, por ser o espaço coletivo de deliberação e onde são tomadas decisões relacionadas à implementação de uma mudança organizacional dessa natureza. Foi realizada pesquisa de natureza exploratória e descritiva, do ponto de vista dos objetivos, e, do ponto de vista técnico, bibliográfica e documental. Foi utilizado o método quantitativo, cujos dados primários foram obtidos a partir da aplicação de questionários entre as três categorias de conselheiros: docentes, discentes e técnicos, a fim de se obter a percepção dos dois grupos em que foram divididos (docente e não docente) sobre o tema. A análise realizada por meio de técnicas de estatística permitiu concluir que o CONSUN é um ambiente de tomada de decisão com alto grau de receptividade às mudanças organizacionais. A análise permitiu ainda identificar as principais causas de resistência percebidas pelos dois grupos no âmbito do conselho. Em relação à mudança organizacional que é o objeto desta pesquisa, os testes comparativos permitiram observar diferenças significativas na percepção dos dois grupos, uma vez que o grupo docente apresentou resistência à mudança organizacional.
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JOSE KLEBER GONCALVES LOURENCO
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A ARTICULAÇÃO ENTRE A POLÍTICA DE MERENDA ESCOLAR E A AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE BREVES.
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Data: 02/06/2016
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Este trabalho discute a articulação entre a política de merenda escolar e a agricultura familiar como mecanismo indutor do desenvolvimento local. Parte-se da hipótese de que essa proposta é ineficiente no município de Breves. Os estudos, portanto, buscam compreender os fatores que determinam que a referida política não se estabeleça de forma satisfatória no universo pesquisado. Para tanto, após revisão bibliográfica, o levantamento de dados realizado a partir de entrevistas e questionários buscou identificar o posicionamento dos órgãos gestores da alimentação escolar municipal acerca desse problema, bem como também colheu as opiniões dos agricultores familiares locais. Os resultados apontam uma política de alimentação escolar desarticulada da compra estruturada recomendada pela Lei nº 11.947/09, uma vez que mais de 90% da merenda escolar do município é trazida de outras localidades gerando significativa elevação nos preços em relação ao mercado varejista local. Assim, essa desarticulação desfavorece o desenvolvimento socioeconômico da cidade. Verificou-se, por fim, que a compra de produtos diretamente do agricultor familiar – na forma de Demanda estruturada – é viável e deve ser sistematizada, pois possibilitará ao município de Breves a criação de emprego e renda, melhoria da segurança alimentar, redução de gastos públicos e a geração de impostos. PALAVRAS - CHAVE: Agricultura familiar. Demanda estruturada. Desenvolvimento local. Gestão Pública. Alimentação escolar. Lei nº 11497/2009.
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DANIEL SILVA GUIMARAES
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ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO MUNICÍPIO DE BREVES - ESTADO DO PARÁ
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Data: 01/06/2016
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O trabalho trata da avaliação da implantação do programa do Governo Federal “Mais médicos” no Município de Breves, Estado do Pará. O objetivo da dissertação é analisar os impactos causados pelo PMM nas unidades Básicas de Saúde do Município de Breves e o desenvolvimento local no setor de saúde. Destacam-se três eixos: i) Estratégia de contratação emergencial de médicos, ii) Expansão do número de vagas para os cursos de Medicina e residência médica e iii) Infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde. Utilizou-se na abordagem metodológica as pesquisas quantitativa e qualitativa e a revisão bibliográfica. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário aberto e a consulta a bancos de dados secundários, meios eletrônicos e impressos, livros, revistas, artigos. Os resultados apontam a melhoria no SUS considerando dados quantitativos, o aumento do número de médicos, investimento significativo em construção e ampliação de UBS e elevação de vagas nos cursos de medicina e residência médica. Contudo, ainda são evidentes problemas no setor da saúde. De acordo com a proposta do PMM as mudanças estruturais devem concretizar melhorias cada vez mais abrangentes a médio e longo prazo, estabelecendo como meta uma proporção de 2.7 médicos para cada mil habitantes, garantindo insumos para um atendimento com maior qualidade no serviço público em saúde. Palavras-chave: Programa Mais Médicos. Atenção Básica. Sistema Único de Saúde.
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JEFFERSON MEDEIROS DOS SANTOS
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MODELO DE AVALIAÇÃO DAS AGÊNCIAS REGULADORAS MUNICIPAIS DE SERVIÇOS DE SANEAMENTO BÁSICO.
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Data: 31/05/2016
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Estudo da regulação dos serviços de saneamento básico nos municípios brasileiros, com o objetivo de propor modelo de avaliação de agências reguladoras municipais de saneamento básico. Inicialmente, foi identificada a atuação das agências reguladoras, por meio do mapeamento das agências existentes. Posteriormente, foi selecionada amostra de municípios, que implantaram agências reguladoras, sendo feita pesquisa para identificar as características e atuação dessas agências. Realizou-se comparação entre os municípios que implantaram tais agências e outros que não implantaram utilizando-se dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal Longevidade (IDHM-Longevidade), para demonstrar possíveis avanços nos municípios que implantaram agências reguladoras. Foi apresentado modelo de avaliação de agências reguladoras municipais de saneamento básico, com o propósito de auxiliar o titular do serviço de saneamento básico tanto na avaliação das agências hoje existentes, quanto na implantação de futuras agências reguladoras. Por fim, conclui-se que a regulação do saneamento básico no Brasil é incipiente, tendo um número reduzido de agências reguladoras; que as agências em funcionamento apresentam falhas tanto na transparência de suas ações quanto no atendimento dos quatro componentes do saneamento básico; que a existência das agências não é fator determinante para o aumento da cobertura e melhoria dos serviços, que são necessários critérios claros de avaliação para a melhoria da atuação das agências reguladoras e, por conseguinte, do saneamento básico como um todo.
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MARIA DO SOCORRO SALES DE ANDRADE
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MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS DOS SECRETÁRIOS DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO, VIA ANÁLISE DE PROCESSOS.
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Data: 30/05/2016
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As organizações têm buscado novos modelos de gestão para atender às demandas, cada vez mais intensificadas, da sociedade. Neste cenário, os mapeamentos de processos e de competências surgem como ferramentas necessárias ao atendimento das mudanças a serem implementadas nas organizações que buscam o acompanhamento dessas transformações. Entretanto, há poucas informações na literatura a respeito da importância do mapeamento de processos na identificação de competências na administração pública. Diante do exposto, a pesquisa teve o objetivo de mapear as competências necessárias aos secretários de programas de pós-graduação stricto sensu da UFPA, identificando se as competências descritas em grupo focal atendem todas as atividades desses servidores. Após coleta e análise dos dados obtidos com grupos focais e aplicação de questionário, competências foram validadas como necessárias a esses servidores, junto à instituição em que atuam, no caso, a UFPA. Os resultados demonstraram que ao se relacionar os processos às competências identificadas por grupo focal, apenas uma nova competência foi acrescentada. E, nesse caso, o mapeamento de processos não foi considerado como uma forma eficaz para se mapear competências.
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EDGARD AUGUSTO DE OLIVEIRA
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O CONTROLE INTERNO DO ESTADO DO PARÁ NA PERSPECTIVA DO APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO PÚBLICA E DO ENFRENTAMENTO DA CORRUPÇÃO
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Data: 12/05/2016
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O presente trabalho pretende analisar a organização e funcionamento do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo do Estado do Pará, a partir do paradigma conceitual estabelecido no Brasil, no âmbito da Controladoria Geral da União, que tem por escopo de atuação o aperfeiçoamento da gestão pública e o enfrentamento da corrupção, por intermédio da promoção da transparência pública, do estímulo ao controle social e da formação de um Sistema de Integridade Pública, buscando, assim, a reduçãodo comportamento oportunista e rentista dos agentes públicos em favor da constituição de uma comunidade cívica, baseada na ética e na confiança. Os resultados da pesquisa indicam que apesar dos avanços perpetrados, ainda predomina nas atividades do Sistema de Controle Interno do Estado do Pará a presença de um controle formal, procedimental e contábil - financeiro, dissociado, assim, do foco nos resultados da gestão, na ampla transparência pública e no efetivo estímulo à participação cidadã no exercício do controle social. Palavras-Chave: Controle Interno. Corrupção. Aperfeiçoamento da Gestão. Transparência Pública e Controle Social.
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LETICIA DA COSTA BORGES ARAUJO
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O CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE BREVES E O DESENVOLVIMENTO LOCAL: uma abordagem a partir da formação do capital humano e da produção do conhecimento do Campus.
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Data: 12/05/2016
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Aborda a contribuição da Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Breves, a partir da formação do capital humano e da produção do conhecimento do Campus na ótica do desenvolvimento local e regional no Arquipelágo do Marajó enfatizando o Município de Breves. Assim, investigam-se os novos modelos de desenvolvimento local e regional, avaliando o papel realizado pelo Campus Universitário de Breves como um dos vetores de desenvolvimento a partir da formação e aperfeiçoamento do capital humano local e da produção de conhecimentos por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão. Portanto, o objetivo central delineia-se pela descrição analítica das atividades de formação, pesquisa e extensão e o impacto dessas atividades sobre o desenvolvimento local e regional/Município de Breves. Dessa forma, propõe-se a elaboração de um modelo de base de informação para gerir o processo. O procedimento metodológico utilizado foi o da pesquisa bibliográfica e documental, através da mensuração (quantitativa e qualitativa) desse impacto no desenvolvimento do Município de Breves/Região do Marajó. Os resultados apontam para significativas contribuições ao desenvolvimento da região no que concerne aos setores da educação e da saúde. Conclui-se o trabalho com a proposição de um conjunto de estratégias alternativas para o desenvolvimento local e regional. Palavras-chave: Campus Universitário de Breves. Desenvolvimento Local. Formação de Capital Humano. Gestão da Informação. Produção do Conhecimento.
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ODILON INACIO TEIXEIRA
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AVALIAÇÃO DAS PRÁTICAS DE GOVERNANÇA NA POLÍTICA PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, RELATIVA AO ENSINO MÉDIO, DO GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ.
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Data: 11/05/2016
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Na Administração Pública brasileira observa-se, com frequência, que os modelos que descrevem o ciclo de políticas públicas poucas vezes traduzem, de fato, a dinâmica de uma política pública. As etapas, de modo geral, apresentam-se sobrepostas, bem como algumas fases antecipam-se a outras. Isso torna incerto o processo de política pública, haja vista serem pouco nítidas as fronteiras entre seus vários estágios. Tal fato não significa que haja embaraço para o desenvolvimento e a aplicação de instrumentos de controle que, ao passo em que mostram lacunas, estimulam o avanço da governança em políticas públicas. Portanto, a abordagem do controle deve elevar a eficiência e a eficácia na aplicação de recursos públicos destinados à resolução de problemas de interesse da sociedade. De igual modo, a avaliação da governança em políticas públicas deve ser efetivada considerando as peculiaridades de cada política. Assim, a avaliação da governança em políticas públicas é importante porque fornece elementos que possibilitam fazer um diagnóstico do estágio de desenvolvimento em que se situa o sistema de governança. Os mecanismos de avaliação como norteadores das fases do ciclo de políticas públicas, e de sua governança, asseveram não apenas maior transparência do planejamento da ação estatal, mas de igual modo tornam possível reformulações indispensáveis para a máxima eficiência do gasto público. Não se pode olvidar que a utilização de recursos públicos pela Administração Pública está atrelada a programas governamentais, que por sua vez, estão inseridos em determina política pública. Essa utilização de recursos públicos é objeto de fiscalização pelos Tribunais de Contas, enquanto óorgãos do controle externo da Administração Pública, que possuem uma ampla gama de atribuições conferidas pela Constituição da República e legislação infraconstitucional. Logo, é possível estabelecer uma abordagem do controle externo em relação à governança de políticas públicas. Entre os instrumentos a serem utilizados pelos Tribunais de Contas para a avaliação de vernança em políticas públicas destaca-se a auditoria operacional ou de desempenho. A política pública relacionada à educação básica é um dos maiores desafios ao desenvolvimento do país, com ênfase para a relativa ao ensino médio, cuja responsabilidade cabe, rioritariamente, aos Estados e ao Distrito Federal, conforme art. 211, § 3º, da Constituição da República. A partir de tal contexto, objetiva-se nesta dissertação, com base em modelo já utilizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), avaliar se a política pública de educação básica, relativa ao ensino médio, elaborada pelo Poder Executivo do Estado do Pará, apresenta boas práticas de governança.
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DANIEL BENEDITO DAS NEVES PAZ
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O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DE PLANOS DE DESENVOLVIMENTO DAS UNIDADES DA UFPA: UMA ANÁLISE DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO CAMPUS DO MARAJÓ – BREVES 2012-2015
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Data: 11/05/2016
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Os Planos de Desenvolvimento Institucionais (PDIs) são documentos de obrigatória apresentação pelas universidades para efeito de credenciamento e recredenciamento junto ao Ministério da Educação (MEC). A elaboração deles deve seguir uma estrutura mínima pré-determinada, em que constam tópicos como missão, visão, objetivos, metas, a realização de um diagnóstico geral da instituição, entre outros. Por tais características e também pela relevância que possuem do ponto de vista do planejamento e da gestão das atividades administrativas e acadêmicas, autores diversos associam os PDIs ao planejamento estratégico da universidade, muitas vezes, tratando-os como a mesma coisa. Na Universidade Federal do Pará (UFPA), por ocasião do PDI 2011-2015, demandou-se que os campi da Instituição construíssem documento similar, voltado para a realidade local dessas unidades, sem perder de vista o plano macro da Instituição. Esse documento é o Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU). Seguindo tal orientação, o Campus de Breves, no Marajó, construiu o PDU dele para o período 2012-2015. Este trabalho objetiva identificar e analisar, à luz da literatura sobre planejamento estratégico e planos de desenvolvimento das universidades, as principais restrições no processo de realização do PDU Campus de Breves 2012-2015, na visão dos servidores da UFPA que exerceram cargos/papéis/funções diretivas na estrutura administrativo-organizacional dessa Unidade no período em tela. Para tanto, caracteriza-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, quanto aos fins, e pesquisa de campo, telematizada, bibliográfica e documental, quanto aos meios, adotando abordagem predominantemente quantitativa. Os dados trabalhados são primários e secundários, obtidos por meio de pesquisa na Internet, coleta bibliográfica e documental, e de um survey por meio de questionários virtuais, passando pelas etapas de seleção, codificação e tabulação para posterior análise crítica e interpretação, sendo os resultados expostos com o auxílio de gráficos. Os resultados apontam para a existência de restrições nas etapas de implementação, controle e avaliação do PDU, concluindo-se ser uma das principais a insuficiência de recursos orçamentários, entre outras. Conclui-se, também, que a pesquisa pode ser ponto de partida para outros trabalhos científicos, bem como, fornecer informações que auxiliem no processo de avaliação geral do atual PDU e na elaboração do próximo, assim, colaborando com o fortalecimento das práticas de planejamento e gestão desenvolvidas no Campus. Palavras-chave: Planejamento Estratégico. Plano de Desenvolvimento Institucional. Plano de Desenvolvimento da Unidade. Universidade Federal do Pará. Campus de Breves.
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ANTONIO PEREIRA LADISLAU
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INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE BREVES: uma análise sobre o ensino fundamental a partir da visão de professores de Português e Matemática.
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Data: 06/05/2016
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O presente estudo tem por objetivo analisar os indicadores da qualidade do Ensino Fundamental do Município de Breves, na visão dos professores de Língua Portuguesa e de Matemática, procurando constatar como a falta do uso desses indicadores pela comunidade escolar em seus planejamentos está contribuindo para o baixo desempenho do desenvolvimento da educação básica no município de Breves. A pesquisa, de natureza descritiva, foi realizada junto a 91 professores de Português e Matemática do Ensino Fundamental da série inicial (5º ano) e série final (8ª série), sendo 47 professores da zona urbana e 44 da zona rural. Os resultados obtidos demonstraram que o perfil dos profissionais da educação brevense é relativamente jovem, tendo em vista que quase metade dos respondentes (49,45%) corresponde a uma faixa etária entre 30 a 39 anos, e 82 (90,11%) estão entre 25 a 49 anos, com uma média de 12 anos de trabalho. Além disso, possuem uma estabilidade profissional, já que 78 (85,71%) são concursados. O resultado mostrou, ainda, que 85 (93,41%) respondentes do quadro têm nível superior e/ou especialização, o que possibilita uma continuidade no que diz respeito a um planejamento com metas a serem alcançadas a curto, médio e longo prazo. No entanto, os indicadores educacionais que apontam para o desempenho da qualidade de ensino não são discutidos pela comunidade escolar, fato apontado pela maioria dos professores da zona rural e da zona urbana. Foi também averiguado que os diretores/coordenações pedagógicas não discutem as metas educacionais com os professores, realidade essa assinalada pela maioria dos entrevistados da zona rural. Se os indicadores educacionais não são discutidos nos planejamentos pedagógicos com os professores e se não há uma participação efetiva dos pais no seio da comunidade escolar, fica comprometida a participação dos professores frente às avaliações nacionais da qualidade da educação, auferida pelo governo brasileiro, nas unidades escolares. Palavras-chave: Indicadores. Proficiência. Fluxo. Qualidade. IDEB.
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ARLEY DUARTE DOS SANTOS
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AVALIAÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO DO MUNICÍPIO DE BREVES.
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Data: 06/05/2016
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O propósito da presente investigação é avaliar o Clima Organizacional da Secretaria de Administração do Município de Breves, buscando conhecer alguns aspectos ou fatores (Comunicação, Estilo da Chefia, Relacionamento Interpessoal, Desempenho e Qualidade, Ambiente e Condições de Trabalho, Imagem da Secretaria de Administração, Sentido de Realização, Política de RH e Benefícios, Qualidade de Vida e Saúde) que influenciam na satisfação dos servidores municipais dessa secretaria. Adota-se, como base teórica, conceitos relacionados à gestão de pessoas, cultura e clima organizacional, desdobrado no processo motivacional dos servidores. A metodologia de trabalho utilizada é de natureza bibliográfica, documental e de pesquisa de campo, com aplicação de survey, em que um conjunto de categorias analíticas foi explorado. Os resultados do trabalho revelam que, dentro dos nove fatores pesquisados, seis apontam para um Clima Organizacional Positivo dentro da Secretaria de Administração, enquanto que em dois há a necessidade de se melhorar o clima organizacional na secretaria estudada. Aponta ainda a pesquisa que no fator Política de RH e Benefícios reside o maior desafio do clima organizacional desse ente municipal e precisa urgentemente ser modificado. Em conclusão, foi possível perceber que o clima organizacional da secretaria estudada apontada por seus servidores é satisfatório. Sugere-se, ainda e ao final, novas direções para pesquisas futuras, de forma mais aprofundada na temática. Palavras Chave: Clima Organizacional. Cultura Org
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MAILA MACHADO COSTA
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EFETIVIDADE DO PLANO DO MARAJÓ: Uma análise do eixo infraestrutura para o desenvolvimento
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Data: 05/05/2016
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O objetivo desta pesquisa é analisar a efetividade das ações de planejamento governamental em infraestrutura para o desenvolvimento do Plano de Desenvolvimento Territorial Sustentável do Arquipélago do Marajó na Mesorregião do Marajó, Estado do Pará, no período de 2007 a 2015. Essas ações foram propostas em virtude da grande insuficiência e precariedade de infraestrutura nos 16 municípios da mesorregião em 2007, nos seguimentos de energia, transporte, telecomunicações, armazenagem e abastecimento de água. Para realizar a investigação, utilizou-se o método de abordagem indutivo e pesquisa bibliográfica e de campo como procedimentos metodológicos principais. Estando fundamentada teoricamente nas abordagens do desenvolvimento regional endógeno, planejamento, gestão e governança. Os resultados evidenciaram, após oito anos de execução do PDTS-Marajó, que as estratégias de implementação estabelecidas para promover, ampliar e fortalecer a infraestrutura adequada ao desenvolvimento da região, um percentual muito pequeno foi executado. O número de ações em andamento também é muito baixo. Dessa maneira constatou-se que as ações de planejamento apresentaram baixa efetividade devido, principalmente, a deficiência na governança do plano. Assim, com a realização desta pesquisa, descortina-se um novo momento para o debate e reflexão acerca do PDTS-Marajó no sentido de incentivar a produção de conhecimento sobre o Arquipélago e seu desenvolvimento. Palavras-chave: Planejamento Governamental. Desenvolvimento Regional. Governança.
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FERNANDA PINHEIRO PANTOJA
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GESTÃO DE TRANSFERÊNCIAS VOLUNTÁRIAS: Desafios e oportunidades na captação de recursos federais para o setor de resíduos sólidos no município de Belém.
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Data: 05/05/2016
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O financiamento das políticas públicas municipais, em especial os serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, configura-se como importante objeto de análise, dado o instrumental normativo aplicado ao setor, insculpido na Lei nº 12.305/2010, que definiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Com isso, ampliou-se a tarefa do poder público municipal, já que, além de zelar pela limpeza urbana e pela coleta e destinação final do lixo, o município começou a responder pelo manejo integrado desses resíduos e encerramento dos lixões, necessitando, para isso, de recursos adicionais. Por não dispor de real autonomia financeira e capacidade para realização de todas as suas atribuições, a maioria dos municípios tem que contar com as transferências intergovernamentais para a composição da sua receita, com vista à efetivação das políticas públicas. É nesse contexto que esta pesquisa propõe-se a analisar uma das modalidade de transferências de recursos fiscais, que são as transferências voluntárias (convênios e contratos de repasse) entre a União e o município de Belém, especificamente, nas políticas públicas aplicáveis ao setor de resíduos sólidos. Assim, examina-se, na vigência do PPA 2012-2015, do governo federal, os fatores que favoreceram ou dificultaram o município no acesso aos recursos.
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REGINALDO DO SOCORRO DA SILVA LOURENCO
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EDUCAÇÃO DO CAMPO E UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL:um estudo a partir da Casa Familiar Rural da Reserva Extrativista Mapuá, município de Breves, arquipélago do Marajó, estado do Pará.
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Data: 04/05/2016
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Este trabalho volta-se para o estudo sobre a educação do campo em unidades de conservação de uso sustentável a partir da experiência da Casa Familiar Rural (CFR) na Reserva Extrativista Mapuá, no município de Breves, arquipélago do Marajó, estado do Pará. Analisa a educação do campo, a partir de seu extenso histórico de conquistas e sua importância como política pública através da Casa Familiar Rural na Reserva Extrativista, enfatizando a concepção de organização social na oferta da educação do campo e da sua relação com a Sociedade Civil e com o Estado em todas as suas esferas. Seu objetivo principal é analisar a política de educação na Reserva Extrativista Mapuá, a partir do ano de 2011, com a implantação da Casa Familiar Rural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujos passos metodológicos foram os seguintes: revisão bibliográfica; levantamento de documentação oficial e acadêmica, publicadas ou não, e visita ao local para aplicação de entrevistas semiestruturadas à 15(quinze) sujeitos, entre eles; moradores da RESEX, lideranças comunitárias e sindicais, gestores, alunos, ex-alunos, professores e ex-professores da CFR. As questões norteadoras partem das seguintes indagações: Como se avalia o acesso e o atendimento da educação na Reserva Extrativista Mapuá? Como se avalia o acesso à educação e o ensino em relação à Casa Familiar Rural? Se há percepção de melhoria no atendimento à educação na RESEX após a implantação da Casa Familiar Rural e quais mudanças são observadas no comportamento e na vida dos alunos após adentrarem na mesma? O estudo demonstrou que a CFR de Breves, a partir de sua implantação no espaço da RESEX Mapuá, e através da sua rede de parcerias com governos, organizações não governamentais (ONG’s) e com a comunidade local, tem influenciado positivamente na execução da política de educação do campo dentro da Unidade de Conservação e em todo o município de Breves, constituindose como uma importante referência no processo de transformação social.
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JAYME NASCIMENTO SILVA
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PERSPECTIVAS SUSTENTÁVEIS NAS COMPRAS GOVERNAMENTAIS: UM ESTUDO DE CASO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA.
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Data: 26/04/2016
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A legislação das Compras Públicas Sustentáveis prevê a adoção de critérios sustentáveis nas aquisições governamentais por parte dos órgãos da Administração Pública Federal. Essa modalidade de compras foi instituída visando estimular o Desenvolvimento Sustentável no mercado, destacadamente nas organizações públicas. A Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) nos anos de 2011 e 2012 foi autuada pelos órgãos de controle externo, pela não adoção de critérios sustentáveis em suas aquisições. Dessa forma, a pesquisa aqui apresentada objetiva propor a construção de um conjunto de critérios sustentáveis, visando à implantação futura, para a utilização nas compras da UFRA.
Para alcançar o objetivo definido, descreve-se o ambiente empírico de compras na instituição e propõe-se um conjunto de métodos e técnicas, dentre as quais a aplicação de um survey alinhado com as teorias revisadas. Como base teórica abordou-se conceitos e teorias que permeiam o Desenvolvimento Sustentável, conduzindo-se a lógica do uso do poder de compra do Estado, sucedendo para a idéia das Compras Públicas Sustentáveis. Resultados obtidos serão apresentados e analisados considerando os princípios definidos para compras sustentáveis. A conclusão da pesquisa aponta as dificuldades identificadas, sugere soluções e indica questões para futuras investigações.
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OTAVIO ROBERTO FERREIRA MENDES
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INDICADORES DE PERMANÊNCIA E DE DESEMPENHO DOS ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, CAMPUS DE BELÉM: um estudo comparativo entre cotistas e não cotistas ingressantes no período de 2009 a 2011.
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Data: 20/04/2016
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Esta pesquisa tem por objetivo avaliar a permanência e o desempenho acadêmico dos alunos que ingressaram na UFPA, no período de 2009 a 2011, por meio do sistema de cotas em comparação aos não cotistas, com base na análise do índice de evasão, de aprovação e índice de integralização de curso por esses estudantes. Foram utilizadas as informações existentes na Pró-Reitoria de Ensino, por meio dos relatórios de vestibulares e Sistema Acadêmico (SIGAA). Na metodologia, utilizou-se a construção de dois indicadores: Indicador de Permanência e Indicador de Desempenho, para submetê-los aos testes comparativos no programa estatístico BioEstat 5.0.
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