Notícias

Banca de DEFESA: CAIO TULIO POMPEU BORGES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAIO TULIO POMPEU BORGES
DATA: 30/06/2021
HORA: 16:00
LOCAL: sala virtual
TÍTULO:

“GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL E A GOVERNANÇA DO ARRANJO PRODUTIVO LOCAL (APL) DO AÇAÍ NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO AJURU/PA”.


PALAVRAS-CHAVES:

Arranjo Produtivo Local (APL). Governança em Arranjo Produtivo Local. Gestão pública municipal. Governança pública.


PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Diante dos desafios para o desenvolvimento sustentável dos municípios amazônicos e da dependência econômica do município de Limoeiro do Ajura/PA em relação a sua produção e a comercialização do açaí no Arranjo Produtivo Local (APL), definido como um ambiente de articulação, cooperação e interação, especialização produtiva e aprendizagem entre atores privados, do terceiro setor e governamentais com finalidade de aumentar a competividade do arranjo, assim como melhorar os índices socioeconômicos locais, mas que necessitam de uma boa governança para manutenção e sucesso econômico. Dado que, a partir da governança os atores são regidos e se pode identificar como se relacionam e organizam, pois, ela possibilita a criação de mecanismos institucionais para a melhor coordenação e orientação das atividades econômicas. Assim, esta dissertação tem como objetivo geral analisar a relação da gestão pública municipal com o Arranjo Produtivo Local do Açaí, sob a perspectiva da produção e comercialização, em Limoeiro do Ajuru/PA. Para isso, definiu-se, quanto à abordagem metodológica, esta pesquisa como qualitativa. A etapa inicial foi constituída de uma pesquisa de natureza exploratória, a coleta de dados foi efetuada a partir da realização de entrevistas semiestruturadas e a análise dos dados coletados durante o trabalho de campo se constituiu no tratamento e na interpretação crítica, sendo utilizada a análise de conteúdo. Os dados coletados e analisados demostraram que apesar a atuação pública municipal para o fortalecimento da produção e comercialização do açaí no município e tipo de governança identifica no arranjo é mista, tendo a predominância da governança privada sobre a pública, assim como a APL do açaí limoerense é classificado como insipiente.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo à Instituição - ALEXANDRO RODRIGUES RIBEIRO
Presidente - 1260219 - FABIO CARLOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 24/06/2021 20:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1