Banca de QUALIFICAÇÃO: CARINA FURTADO CHAGAS

DISCENTE: CARINA FURTADO CHAGAS
DATA: 10/09/2020
LOCAL: Sala Virtual google met: meet.google.com/ypr-nnyt-sga

GESTÃO DO SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO MODULAR DE ENSINO (SOME): uma avaliação a partir das normas de educação do campo

educação do campo, políticas públicas educacionais, avaliação de políticas públicas

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Em atendimento às constantes exigências dos movimentos sociais por melhores condições na educação do campo, o poder público passou a buscar por políticas públicas que garantam a essas populações o acesso à educação básica obrigatória e gratuita assegurada pela Constituição Federal de 1988. Nesse contexto surge o Sistema de Organização Modular de Ensino (SOME), política pública educacional do estado do Pará, instituída pela lei 7.806/2014, que visa assegurar o direito a educação básica para as populações dos interiores do Estado onde não existe ensino regular, abrangendo alunos dos campos, águas, florestas e aldeias. Concebido inicialmente como solução provisória, expandiu-se e permanece em diversas localidades, tornando-se assim uma política de grande relevância. Esse sistema, como política educacional do campo, submete-se às normas vigentes que norteiam as práticas das escolas rurais, pois estas definem os padrões mínimos de qualidade a serem seguidos. Diante disso, a presente pesquisa visa analisar a conformidade da gestão do Sistema de Organização Modular de Ensino às normas que regulamentam a educação do campo no Brasil, tendo como locus o município de Bujaru-PA. Para tanto, será realizada pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas semiestruturadas com professores, gestores e alunos do sistema, bem como observação in loco. Ao final da pesquisa, busca-se verificar se há conformidade com as normas, e, caso haja discordâncias, serão sugeridas novas práticas para sua adequação.

Externo à Instituição - AMARILDO FERREIRA JUNIOR
Interno - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Presidente - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 08/09/2020 22:56