Banca de DEFESA: JOSEMARE DE NAZARE SOUSA DA SILVA

DISCENTE: JOSEMARE DE NAZARE SOUSA DA SILVA
DATA: 24/06/2020
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (remoto)

"BURNOUT E CLIMA ORGANIZACIONAL: INTERVENÇÕES PARA REDUÇÃO DOS RISCOS DE INCIDÊNCIA NAS IFES".

Clima Organizacional. Intervenções. Qualidade de vida. Burnout. Universidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As relações de trabalho no mundo globalizado têm mudado e as organizações têm exigido cada vez mais das pessoas. Neste contexto, o clima organizacional é um construto importante para direcionar ações de gestão, pois auxilia na identificação da percepção dos trabalhadores sobre aspectos da organização que impactam em seu comportamento e qualidade de vida, pois condições organizacionais negativas podem desencadear doenças como a síndrome de burnout (SB) definida como uma condição psicossocial em resposta a estressores crônicos laborais. Nesta direção, esta pesquisa tem como objetivo analisar as dimensões do clima organizacional que contribuem para a incidência de burnout segundo a percepção dos técnicos administrativos da Universidade Federal do Pará (UFPA), a fim de propor intervenções para sua redução e prevenção. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso de abordagem quali-quantitativa com questionários cujos dados foram analisados através de estatística descritiva, correlação e análise de conteúdo. Os resultados revelaram que as dimensões “relações interpessoais”, “reconhecimento” e “carga de trabalho” são os principais fatores de risco para síndrome e que a “autonomia”, “estrutura organizacional” e “percepção de injustiça” exerceram impacto moderado na SB. As intervenções propostas estão em consonância com as diretrizes para saúde mental de servidores públicos envolvendo o fortalecimento da gestão, principalmente por meio de investimento em ferramentas gerenciais, planejamento e políticas de saúde do trabalhador. Essas medidas contribuirão para a promoção da qualidade de vida física e mental dos servidores através de estratégias organizacionais que diminuem os riscos de incidência da SB e potencializam os fatores que contribuem para um bom clima organizacional em Instituições Federais de Ensino Superior.

Presidente - 2368355 - ELIANA MARIA DE SOUZA FRANCO TEIXEIRA
Interno - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Externo ao Programa - 1152693 - ROSAMARIA REO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 18/06/2020 12:33