Banca de DEFESA: WALDEMAR HENRIQUE VIANA ALVARES

DISCENTE: WALDEMAR HENRIQUE VIANA ALVARES
DATA: 09/03/2020
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (Mini-auditório)

A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DOS SERVIDORES DA UFPA: em busca de novas perspectivas a partir do processo de comunicação interna.

Avaliação de Desempenho.Comunicação. Processos.Diálogo.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Avaliação de Desempenho (AD) é um processo fundamental para as organizações, visto que seus resultados instrumentalizam diversas ações institucionais, além da influência direta que exerce sobre as carreiras. Apesar disso, a Universidade Federal do Pará (UFPA) registra crescentes desordens nesse processo, as quais se materializam em discrepâncias formaisque resultam em consequências na sua finalidade estratégica. Considerando que as organizações e seus processos são resultado da interação comunicativa entre seus componentes, esteestudo teve por finalidade principal investigar o papel e a importância da comunicação na ADdos servidores da UFPA. Para isso, buscou-se elucidar quais são os atores que interagem no processo avaliativo, o modo como a comunicação está relacionada a ele, assim como os canais de comunicação e os fluxos de informação relativos a esse contexto.Oestudo é de caráter aplicado, sendo descritivo na perspectiva de seus objetivos e quantitativo quanto ao método de abordagem. O procedimento técnico para a coleta de dados foi o levantamento de campo, com aplicação de questionário à amostra probabilística estratificada proporcional, composta por Técnico-Administrativos em Educação e Docentes que exercem função gerencial, ambas categorias participantes da Avaliação de Desempenho do ano de 2018 e lotada no Campus de Belém da UFPA.Os resultados apontaram aspectos positivos, tais como a elevada qualificação dos servidores, o considerável interesse em feedbacks, a existência de canais de comunicação modernos,e a evidência de diálogo entre os atores. Contudo, há indícios de ruídos interferindo no fluxo de informações formais sobre o processo avaliativo, visto que, para obtê-las, a maioria dos informantes não se remete à Unidade Administrativa que gerencia o processo,além de desconhecerem o normativo básico da AD. Ademais, o sistema informatizado que recebe as avaliações carece de melhorias para que possa permitir, principalmente, o feedback e a disponibilização dos resultados das avaliações.O estudo conclui que a comunicação ainda precisa assumir seu papel estratégico na área de Gestão de Pessoas e que há necessidade de diálogo entre os atores que realizam o processo avaliativo da UFPA, possibilitando feedback contínuo tanto para melhorar as aferições individuais quanto para construir, conjuntamente, um processo mais adequado às necessidades do serviço público.

Externo ao Programa - 1899199 - ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA
Externo à Instituição - AMARILDO FERREIRA JUNIOR
Interno - 1142994 - JOSÉ AUGUSTO LACERDA FERNANDES
Presidente - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO