Banca de DEFESA: TAIS RIBEIRO RANIERI

DISCENTE: TAIS RIBEIRO RANIERI
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (Mini-auditório)

"Perspectivas para implantação do teletrabalho na Universidade Federal do Pará"

Teletrabalho, Flexibilização da Jornada de Trabalho, Administração Pública.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O atual contexto social, político e econômico brasileiro exige reflexões sobre alternativas de gestão nas organizações públicas, em especial no campo das relações/ organização do trabalho, baseadas em modelos inovadores e com foco na obtenção de resultados positivos e satisfatórios para o conjunto da sociedade. Esta pesquisa investiga as perspectivas para a implantação do teletrabalho na Universidade Federal do Pará (UFPA), discutindo a flexibilização da jornada de trabalho da categoria Técnica-Administrativa em Educação e seus impactos para os servidores e para o serviço público. O objetivo geral é verificar as possibilidades legais e operacionais para a realização do teletrabalho na Instituição, buscando responder a seguinte questão: “qual a viabilidade de implantação do teletrabalho na área administrativa da Universidade Federal do Pará?”. Trata-se de uma temática bastante atual e relevante que se justifica ante a crescente necessidade de evolução das técnicas de gestão no âmbito do serviço público, em particular da gestão de pessoas, para adoção de práticas mais eficientes. Esta dissertação estrutura-se em três capítulos, o primeiro contextualiza os objetivos, metodologia e justificativas da pesquisa; o segundo busca assentar um referencial teórico e os pressupostos legais para sustentação do estudo; e o terceiro se dedica à apresentação das entrevistas semiestruturadas realizadas com servidores do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT-8) que atuam em teletrabalho, e com servidores da Universidade Federal do Pará, nas quais se analisa as possibilidade para a implementação do trabalho remoto. Por fim, a luz das expectativas (UFPA) e da realidade (TRT-8) desta modalidade de organização do trabalho, conclui-se apontando sugestões sobre normas e procedimentos para utilização eficiente e sustentável do teletrabalho no âmbito da UFPA, atentando para adoção de protocolos e condutas que visem minimizar ou afastar os aspectos negativos que possam afetar o servidor e/ou causar prejuízo para a Administração Pública.

Presidente - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Interno - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Externo ao Programa - 2517811 - VALENA JACOB CHAVES MESQUITA
Notícia cadastrada em: 14/02/2020 16:53