Banca de DEFESA: JORGE FERNANDO NEGRAO DE LEMOS

DISCENTE: JORGE FERNANDO NEGRAO DE LEMOS
DATA: 18/11/2019
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (Mini-auditório)

"INDICADORES DE DESEMPENHO PARA SECRETÁRIOS-EXECUTIVOS DA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"

Indicador de desempenho individual. Avaliação de desempenho.
Secretariado-executivo. Balanced Scorecard. Universidade Federal do Pará.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Em um cenário em que as organizações buscam resultados efetivos e em que o ser humano, o trabalhador, não é visto como recurso, mas como colaborador que deve compreender o que se espera dele e como ele pode contribuir para a organização e, em contrapartida, como este trabalhador pode ser motivado e valorizado em seu fazer diário, por meio da percepção dos resultados de sua atuação, buscou-se nesta pesquisa analisar a avaliação de desempenho realizada na Universidade Federal do Pará (UFPA), com base no método Balanced Scorecard (BSC), pela perspectiva dos servidores do cargo de secretário-executivo. Para isto, estabeleceu-se como objetivos: identificar método de mensuração do desempenho individual, com base no método BSC; definir três ou mais indicadores de desempenho individual para os servidores do cargo de secretário-executivo na UFPA; e analisar estes indicadores de desempenho individual, enquanto instrumento para a tomada de decisão dos gestores. A metodologia da pesquisa foi conduzida a partir de uma abordagem quantitativa póspositivista, realizada por meio de revisão bibliográfica e pesquisa de campo. A pesquisa de campo foi aplicada por meio do instrumento questionário, que passou por validação junto a uma amostragem do universo de indivíduos, e depois foi aplicado à população geral. Os resultados obtidos tiveram sua consistência comprovada a partir do Alfa de Cronbach. A pesquisa apontou que é possível elaborar indicadores de desempenho individual a partir da definição do percentual esperado de execução de determinada atividade do servidor e os critérios de qualidade esperados, sendo estes derivados do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), de modo que foram propostos sete indicadores alinhados à perspectiva de Processos Internos, por meio dos objetivos estratégicos “Aprimorar a comunicação institucional” e “Promover a responsabilidade ambiental”. Estes indicadores foram utilizados para análise das perspectivas de: elaboração do plano de trabalho do servidor, proposição de capacitação e qualificação, e dimensionamento da equipe de trabalho.

Externo à Instituição - HERIBERTO WAGNER AMANAJAS PENA
Interno - 327765 - MARINA YASSUKO TOMA
Presidente - 261.498.856-15 - MARIO MIGUEL AMIN GARCIA HERREROS - UEPA
Notícia cadastrada em: 14/11/2019 12:21