Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIANO ANDRADE SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIANO ANDRADE SILVA
DATA: 16/05/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (Mini-auditório)
TÍTULO:

PRIORIZAÇÃO DE PROCESSOS COMO FERRAMENTA DE APOIO AO MELHORAMENTO E FORTALECIMENTO DE GOVERNANÇA DAS IFES – ESTUDO DE CASO NA UFPA.


PALAVRAS-CHAVES:

Governança. Governança universitária. Gestão de riscos. Classificação de processos. Processos prioritários.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A governança possui papel fundamental na melhoria da eficiência e eficácia das ações organizacionais e a boa governança interfere positivamente na qualidade e no efetivo funcionamento das instituições, em especial as instituições públicas. Com o advento de uma norma instituindo a obrigatoriedade de implementação da gestão de riscos na Administração Pública e configurando este uma boa prática de governança administrativa, há a necessidade de que estes riscos sejam mapeados. Porém sem uma efetiva gestão de processos, com a classificação e escolha de processos prioritários para a Administração, a possibilidade de que a gestão de riscos não seja efetiva e a governança da instituição seja afetada é iminente. Assim, é necessário que os processos das Instituições sejam devidamente classificados, conforme seu grau de prioridade. Neste sentido, o problema que se requer pesquisar é: de que maneira uma ferramenta de classificação de processos pode auxiliar na implementação da gestão de riscos e na boa governança de uma universidade? O objetivo geral deste estudo é classificar os processos prioritários de uma unidade administrativa de uma IFES, com o propósito de auxiliar na implementação da gestão de riscos. Para o alcance deste objetivo será desenvolvida uma pesquisa com abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratório e descritivo. Quanto aos tipos de procedimentos utilizados, o estudo é considerado como um estudo de caso baseado em pesquisa documental e bibliográfica, devendo ser aplicada entrevista estruturada na unidade a ser analisada. A pesquisa está inserida no contexto da estrutura de governança das organizações públicas, abordando especificamente a governança universitária, a gestão de riscos e os processos prioritários de uma instituição, verificando a eficácia de uma ferramenta de classificação de processos prioritários para a gestão de riscos e a governança institucional.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2153061 - DURBENS MARTINS NASCIMENTO
Presidente - 2513488 - JOSE PONT VIDAL
Interno - 261.498.856-15 - MARIO MIGUEL AMIN GARCIA HERREROS - UEPA
Notícia cadastrada em: 13/05/2019 15:40
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2