Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILZA COSTA DOS SANTOS

DISCENTE: EDILZA COSTA DOS SANTOS
DATA: 16/05/2019
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ E AS SUAS CARACTERÍSTICAS COMO UNIVERSIDADE EMPREENDEDORA: estudo a partir da percepção de discentes e docentes.

Universidade Empreendedora. Empreendedorismo Acadêmico. Gestão Universitária.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As universidades vêm passando por grandes transformações ao longo da história. Novas missões foram sendo incorporadas ao ensino, missão precípua da academia. A primeira revolução acadêmica foi responsável pela incorporação da pesquisa e consequentemente da extensão como missões institucionais, posteriormente com a segunda revolução acadêmica o desenvolvimento econômico social passou a compor também uma nova missão das instituições acadêmicas. Um novo conceito atribui-se a esse fenômeno, o de Universidade Empreendedora. Assim, torna-se importante e relevante a pesquisa que demonstre como a Universidade Federal do Pará está inserida neste contexto, visto que ela se constitui na maior instituição de ensino e de pesquisa da Amazônia Brasileira, sendo grande responsável por todo conhecimento gerado na região. Deste modo, o presente estudo pretende descrever a percepção dos docentes e discentes da UFPA sobre a instituição enquanto universidade empreendedora. Para tanto objetiva-se: identificar as características da UFPA que a descrevem como universidade empreendedora e realizar levantamento survey para verificar a percepção dos docentes e discentes da UFPA, do campus Belém, sobre a instituição enquanto universidade empreendedora. A pesquisa que se caracteriza como aplicada, exploratória e descritiva pretende, mediante investigação documental e levantamento survey (aplicação de questionário), atingir os objetivos propostos. Por meio dos seus resultados espera-se que seja possível apontar quais aspectos precisam ser aprimorados na universidade no que se refere ao empreendedorismo acadêmico, de forma que se revele como uma contribuição acadêmica, bem como apresentar um produto específico, tal como um relatório ou projeto, a ser elaborado de acordo com os resultados da pesquisa.

Externo ao Programa - 2153544 - ANTONIO JORGE GOMES ABELEM
Interno - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Presidente - 1142994 - JOSÉ AUGUSTO LACERDA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 08/05/2019 11:07