Banca de QUALIFICAÇÃO: DINAUDU DE OLIVEIRA LOUREIRO JUNIOR

DISCENTE: DINAUDU DE OLIVEIRA LOUREIRO JUNIOR
DATA: 10/05/2019
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (Mini-auditório)

GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: O Alinhamento Estratégico da Tecnologia da Informação na Universidade Federal do Pará

Tecnologia da Informação, As Instituição Federais de Ensino Superior, Alinhamento Estratégico de TI.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A Tecnologia da Informação (TI) vem conquistando, ao longo dos anos, cada vez mais destaque e importância nas instituições, sejam elas públicas ou privadas. Espera-se que o uso estratégico da TI não só sustente as operações de negócios, mas, principalmente, permita a iniciativa de novas estratégias e maiores vantagem competitivas, conseguindo desse modo, melhores resultados. Entretanto, estas expectativas sobre os ganhos com a TI nem sempre se concretizam, surgindo questionamentos sobre a efetividade dos resultados obtidos pelos investimentos realizados em TI. Uma das supostas causas é à falta de alinhamento entre as estratégias do negócio da organização e as estratégias da TI. As Instituição Federais de Ensino Superior (IFES) estão inseridas nesse contexto de mudança e transformação, tendo dentro de suas estruturas forte presença de TI, possuindo, conforme o contexto geral de mudança de paradigma, dificuldades de utilização mais efetiva desses recursos. Na gestão estratégica das IFES, a TI é um aspecto fundamental cuja efetiva aplicação requer o alinhamento com as estratégias de negócio da Universidade, sendo estas consideradas como as estratégias que afetam o ensino, pesquisa, extensão e administração. Este trabalho tem como principal objetivo diagnosticar o alinhamento estratégico (AE) da TI e das áreas fins (negócio) numa IFES. O modelo conceitual foi elaborado a partir de uma revisão da literatura sobre o tema de AE de TI e, em especial, aqueles relacionados à gestão estratégica em IFES. O modelo de Maturidade de Alinhamento Estratégico serviu de base para a investigação, que combinou aspectos quantitativos e qualitativos dentro de um estudo de caso exploratório-descritivo na Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Belém. Para a coleta dos dados primários, está sendo desenvolvido um questionário, que terá como público alvo os gestores universitários, a saber: pró-reitores, coordenadores, diretores de faculdade, diretores de institutos e diretores de núcleos, que tenham relação com as áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração. Os resultados permitirão identificar o nível de maturidade do AE de TI na UFPA e possibilitará a análise dos fatores que atuam no processo, principalmente em relação às práticas facilitadoras e inibidoras para atingir esse AE. A pesquisa evidenciará a necessidade de dirigir a atenção dos gestores para alguns desses fatores que podem se traduzir em oportunidades para a melhoria do processo de AE de TI.

Interno - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo à Instituição - HERIBERTO WAGNER AMANAJAS PENA
Presidente - 327765 - MARINA YASSUKO TOMA
Notícia cadastrada em: 08/05/2019 10:58