Banca de QUALIFICAÇÃO: ICARO DUARTE PASTANA

DISCENTE: ICARO DUARTE PASTANA
DATA: 02/05/2019
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Engajamento no trabalho e clima organizacional: análise da relação entre os construtos na Universidade Federal do Pará.

Engajamento no Trabalho. Clima Organizacional. Recursos Humanos. Serviço Público.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Este estudo busca identificar a relação entre engajamento no trabalho e clima organizacional dos servidores públicos lotados na Universidade Federal do Pará. Neste intuito, será realizada uma pesquisa de campo, de caráter exploratório e descritivo, com levantamento transversal de dados via questionário a ser aplicado no ano de 2019. A abordagem será de natureza quantitativa, com utilização de técnica estatística descritiva e análise de correlação para tratamento dos dados. O engajamento no trabalho é definido como um estado positivo de realização laboral caracterizado pela presença de vigor, dedicação e absorção. Entende-se que trabalhadores engajados se sentem mais envolvidos com o trabalho, experimentam emoções positivas e desfrutam de boa saúde mental e psicossomática. Esses aspectos colaboram para o aumento do desempenho desses profissionais. O clima organizacional corresponde ao estado de ânimo ou satisfação dos trabalhadores de uma organização. O resultado da análise de correlação entre os dois construtos deverá identificar o nível de dependência entre as variáveis, melhorando a compreensão acerca das condições de trabalho e subsidiando a adoção de soluções para a sua melhoria.

Presidente - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Interno - 1142994 - JOSÉ AUGUSTO LACERDA FERNANDES
Externo ao Programa - 2617095 - THIAGO DIAS COSTA
Notícia cadastrada em: 25/04/2019 10:38