Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSEMARE DE NAZARE SOUSA DA SILVA

DISCENTE: JOSEMARE DE NAZARE SOUSA DA SILVA
DATA: 24/04/2019
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

BURNOUT E CLIMA ORGANIZACIONAL: INTERVENÇÕES PARA REDUÇÃO DOS RISCOS DE INCIDÊNCIA NAS IFES

Clima Organizacional. Intervenções. Qualidade de vida. Burnout. Universidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As relações de trabalho no mundo globalizado tem mudado e as organizações tem exigido cada vez mais dos trabalhadores. Assim, destaca-se a importância de se manter um bom clima organizacional para que eles consigam lidar com as pressões externas e internas da organização. Neste contexto, o clima organizacional é um construto importante para direcionar ações de gestão de pessoas, pois auxilia na identificação da percepção dos trabalhadores sobre aspectos da organização que impactam em seu comportamento e qualidade de vida, uma vez que condições organizacionais negativas podem desencadear doenças laborais como a síndrome de burnout definida como uma condição psicossocial em resposta a estressores crônicos laborais caracterizada pela exaustão física e mental, despersonalização e baixa realização profissional. Portanto, ela pode afetar os trabalhadores tanto a nível individual quanto profissional; causando desde problemas físicos e mentais, até conflitos interpessoais, rotatividade, absenteísmo, baixa produtividade e má qualidade nos serviços, gerando custos para pessoa e para organização; sendo necessárias estratégias organizacionais e individuais que promovam qualidade de vida física e mental. Nesta direção, esta pesquisa busca analisar as dimensões do clima organizacional que contribuem para a incidência de burnout segundo a percepção dos técnicos administrativos da Universidade Federal do Pará (UFPA) a fim de propor intervenções para sua redução e prevenção. Trata-se de um estudo de caso, com abordagem quali-quantitativa, de caráter exploratório e descritivo cujos dados serão coletados por meio de questionários aplicado aos secretários de graduação da universidade. Esta pesquisa está em consonância com as diretrizes para saúde mental vigentes na legislação usadas para orientar os órgãos da Administração Pública e os resultados contribuirão para a elaboração de ações estratégicas a fim de minimizar os aspectos favoráveis para a síndrome de burnout e potencializar aquelas que contribuem para um bom clima organizacional em Instituições Federais de Ensino Superior como a UFPA.

Presidente - 2368355 - ELIANA MARIA DE SOUZA FRANCO TEIXEIRA
Interno - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Externo ao Programa - 1152693 - ROSAMARIA REO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 22/04/2019 11:59