Banca de QUALIFICAÇÃO: FAGNER SANTOS DA SILVA

DISCENTE: FAGNER SANTOS DA SILVA
DATA: 29/03/2019
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA

Sustentabilidade na Universidade: potencialidades em economia circular para o reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos na Universidade Federal do Pará

Economia Circular. Resíduos Sólidos. Sustentabilidade. Universidade.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O agravamento dos problemas ambientais e o amplo debate sobre os limites do planeta suscitaram a necessidade de adequação de diversos setores sociais ao paradigma da sustentabilidade. Nesse contexto, reconheceu-se o importante papel das instituições de Ensino Superior nesse processo de transição por sua capacidade de transformação da sociedade na qual estão inseridas. Contudo, de forma a ratificar seu efetivo papel no fomento a uma sociedade sustentável, evidencia-se ser indispensável às Instituições de Ensino Superior tornarem-se mais proativas em fazer da sustentabilidade, parte integrante de seus sistemas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, bem como em suas operações no campus, em razão dos impactos ambientais decorrentes de suas próprias ações, a exemplo dos atrelados à destinação inadequada dos resíduos sólidos, de forma a identificar alternativas para mitigação de suas problemáticas. Nessa direção, o presente estudo considerou relevante investigar as potencialidades de Economia Circular no âmbito da Universidade Federal do Pará para efetivo reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicosprovenientes das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN). A presente pesquisa que se caracteriza como um estudo aplicado, quali-quantitativo, e exploratório-descritivo, estruturou-se em três etapas interdependentes, sendo a primeira um levantamento bibliográfico e documental para identificação das práticas de Economia Circular no reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos implementadas em Instituições de Ensino Superior, a segunda consiste em levantamento via survey destinado à direção das UANs da UFPA, de forma a estimar os custos do desperdício com resíduos sólidos orgânicos; e por fim, um grupo focal com profissionais especializados para identificação das possibilidades de economia circular aplicáveis ao efetivo reaproveitamento dos resíduos sólidos orgânicos provenientes dessas UANs. Tenciona-se obter como resultados dessa pesquisa, para além do aprofundamento nos estudos teóricos na temática Economia Circular, identificar um rol de práticas que possam ser desenvolvidas a contexto da realidade da Universidade Federal do Pará.

Interno - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Presidente - 1142994 - JOSÉ AUGUSTO LACERDA FERNANDES
Externo ao Programa - 1242255 - RISETE MARIA QUEIROZ LEAO BRAGA
Notícia cadastrada em: 26/03/2019 15:44