Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDEMAR HENRIQUE VIANA ALVARES

DISCENTE: WALDEMAR HENRIQUE VIANA ALVARES
DATA: 27/03/2019
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA

A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL COMO ESTRATÉGIA GERENCIAL PARA A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO NA UFPA: EM BUSCA DE UMA NOVA PERSPECTIVA

Comunicação Organizacional. Avaliação de Desempenho. Servidores. Universidade Federal do Pará.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta proposição de pesquisa tem por finalidade apontar diretrizes para a elaboração de um protocolo gerencial de comunicação organizacional que seja aplicável ao processo de Avaliação de Desempenho da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para isso, pretendemos investigar o modo de gerenciamento dos processos de comunicação voltados para o contexto avaliativo a partir das seguintes dimensões: os meios utilizados pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP) para orientar os participantes das avaliações, o nível de comunicação entre PROGEP, Unidades e servidores, a compreensão dos servidores sobre a resolução de disciplina as avaliações e as motivações para participar do processo. O trabalho justifica-se pela relevância prática que resultará para o Programa de Avaliação de Desempenho da UFPA, cujos resultados, implicam no desenvolvimento institucional a partir do diálogo que ele estabelece com outras ações de gestão da universidade, além de contribuir para a elevação de seus procedimentos a um maior patamar de seriedade e importância entre os servidores. A pesquisa está classificada como descritiva, quanto aos objetivos, e quantitativa, em relação ao método de abordagem. O procedimento técnico proposto para a coleta de dados é o levantamento de campo, com aplicação de questionário para a amostra probabilística estratificada proporcional de servidores participantes da avaliação do ano de 2018 que tiveram suas aferições homologadas. Com os dados, pretendemos construir indicadores que ajudarão a compreender melhor as tendências que os resultados apontarem.

Externo ao Programa - 1899199 - ALDA CRISTINA SILVA DA COSTA
Interno - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Presidente - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 25/03/2019 17:21