Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA GABRIELA CONTENTE GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA GABRIELA CONTENTE GOMES
DATA: 12/03/2019
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
TÍTULO:

GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NAS PREFEITURAS MUNICIPAIS DE BELÉM, ANANINDEUA E MARITUBA NO PERÍODO DE 2015 A 2018.


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão de Resíduos Sólidos, Política Nacional de Resíduos Sólido e Recursos Naturais.


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este estudo traz a relevância da gestão e do gerenciamento dos resíduos sólidos urbano implementadas pelo Poder Executivo Municipal com a finalidade do equilibro e da sustentabilidade do meio ambiente, e consequentemente do enfrentamento de uma das maiores problemáticas da sociedade contemporânea: “o lixo”. A pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise das políticas públicas de resíduos sólidos das Prefeituras Municipais de Belém, Ananindeua e Marituba do período de 2015 a 2018 face a Política Nacional para esse fim, considerando os aspectos econômico, social, ambiental e técnico operacional com vistas a uma gestão eficiente. A pesquisa utilizou – se do método misto concomitante, com coletas de dados, por meio de entrevistas e questionários semiestruturadas com suas respectivas Prefeituras, e catadores de materiais recicláveis que mantém relação com estas, bem como a comunidade do entorno do aterro sanitário localizado em Marituba, o qual recebe os resíduos sólidos dos municípios lócus da pesquisa. Por fim, além da agregação de conhecimento que se produz com a conclusão da pesquisa, se sugere medidas mitigadoras e sustentáveis para a melhoria e a gestão dos resíduos sólidos que possibilite uma reflexão por parte da população ao considerar o consumo consciente, compartilhando responsabilidade, dos gestores, pois a pesquisa busca auxiliá-los na tomada de decisão e a produção de bens e serviços pelas indústrias de forma racional e com tecnologias apropriadas que respeitem a capacidade dos recursos naturais com oportunidades para atender as necessidades das gerações presentes e das futuras.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2368355 - ELIANA MARIA DE SOUZA FRANCO TEIXEIRA
Externo ao Programa - 2141964 - HISAKHANA PAHOONA CORBIN
Presidente - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 11/03/2019 11:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1