Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA KARINA DE OLIVEIRA TORRES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA KARINA DE OLIVEIRA TORRES
DATA: 19/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (Mini-auditório)
TÍTULO:

A Contribuição do Mestrado Profissional do NAEA na vida profissional dos egressos: Um estudo de caso quanto à melhoria no campo de atuação profissional e pessoal".


PALAVRAS-CHAVES:

Mestrado Profissional, Pós-graduação, Egresso, Servidor, Qualificação


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O cenário da educação superior que se estende da América Latina ao Brasil se refere a um movimento de mudanças na dinâmica do ensino superior, com o propósito de adequar as políticas próprias ao modelo globalizado de mercado, em que o conhecimento volta-se para a lógica da produtividade, da formação profissional. No Brasil, é observado um crescente esforço no sentido de aprimorar a formação profissional da população, traduzido principalmente em programas de governo que incentivam o acesso da população à formação superior. Esses programas têm surtido um notável aumento de profissionais com formação superior, que ingressam no mercado de trabalho a cada ano. Nesse sentindo, traz-se à tona o conceito de Mestrado Profissional (MP) como uma modalidade de Pós-graduação, criada em 1995 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e regulamentada em dezembro de 1998, para a capacitação de profissionais nas diversas áreas do conhecimento, mediante o estudo de técnicas, processos, ou temáticas que atendam a alguma demanda do mercado de trabalho. Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações, sejam elas públicas ou privadas. No Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), unidade acadêmica autônoma na estrutura da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 22 de março de 2012, foi aprovado o Regimento do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública, tendo por objetivo central desenvolver a capacidade de análise e síntese de profissionais de nível Superior em Nível de Mestrado Profissional. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar a contribuição do Mestrado Profissional no processo de aprendizagem e no exercício da pratica profissional avançada dos egressos do NAEA necessárias à promoção de resultados eficientes e satisfatórios, promovendo assim a gestão pública de excelência.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Presidente - 327765 - MARINA YASSUKO TOMA
Externo à Instituição - MARIO MIGUEL AMIN GARCIA HERREROS
Notícia cadastrada em: 18/02/2019 17:13
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1