Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: GISELLY AUZIER DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELLY AUZIER DA SILVA
DATA: 05/11/2018
HORA: 09:30
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA (Mini-auditório)
TÍTULO:

Engajamento no trabalho em uma instituição do Poder Judiciário Federal Brasileiro: uma investigação da influência do Clima Organizacional.


PALAVRAS-CHAVES:

Engajamento no trabalho, Clima Organizacional, Serviço Público, judiciário.


PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O serviço público é composto por características que podem representar fatores favoráveis ou impeditivos ao engajamento no trabalho apresentado pelos servidores, aspecto do ambiente organizacional cujo conceito refere-se a um estado mental positivo, caracterizado por três dimensões: vigor, dedicação e absorção. A partir disso, compreender a relação de aspectos do ambiente de trabalho, como o clima organizacional e o engajamento no trabalho nas instituições públicas, se apresenta como um instrumento eficaz para alcançar melhorias nos processos de gestão e entrega de serviços de qualidade à sociedade. Diante desta perspectiva, o objetivo desta dissertação é analisar as características do engajamento com o trabalho e sua relação com o clima organizacional entre servidores públicos de uma Seção Judiciária integrante do Tribunal Regional Federal Brasileiro da 1ª Região. A partir dos objetivos específicos, busca-se identificar a intensidade do engajamento no trabalho entre os servidores, avaliar o clima organizacional como favorável ou desfavorável, identificar quais dimensões mais influenciam na constituição do clima organizacional, bem como fazer uma correlação entre o clima organizacional e o engajamento no trabalho. Para o alcance dos objetivos, a metodologia utilizada será de um estudo transversal, exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, operacionalizado mediante pesquisa de campo com aplicação de questionários, nos quais o engajamento no trabalho será medido através da versão brasileira da Utrech Work Engagement Scale (UWES) validada por Vazquez et al. (2015) e o clima organizacional será mensurado com embasamento em França e Mattos (2017).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA
Presidente - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Interno - 1142994 - JOSÉ AUGUSTO LACERDA FERNANDES
Notícia cadastrada em: 01/11/2018 14:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2