Notícias

Banca de DEFESA: LEDA MARIA PEREIRA MONTEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEDA MARIA PEREIRA MONTEIRO
DATA: 12/09/2018
HORA: 11:00
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA
TÍTULO:

A GOVERNANÇA SOCIOAMBIENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: uma investigação sobre a sensibilização e capacitação dos servidores técnico – administrativos.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Sustentabilidade. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)


PÁGINAS: 122
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Este estudo objetivou investigar se a governança da Universidade Federal do Pará, Campus Guamá-Belém, sobre as suas ações socioambientais está sendo efetiva em promover a sensibilização e capacitação dos servidores técnico-administrativos para a adoção de práticas sustentáveis na realização das suas atividades rotineiras na instituição. A investigação está fundamentada nas temáticas sustentáveis da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), assim como em critérios e mecanismos de boa governança corporativa apresentados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pelo Decreto n. 9.203/17 que dispõe sobre a política de governança da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. A pesquisa tem natureza quantitativa e qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e documental, além da pesquisa de campo, tendo como instrumento para a coleta de dados um questionário estruturado com perguntas fechadas e respostas na escala intervalar de Likert. O resultado do estudo apresentou um cenário favorável quanto à sensibilização e capacitação dos servidores para a adoção de práticas sustentáveis na realização das atividades cotidianas na instituição. Quanto à percepção dos servidores sobre a governança socioambiental da UFPA, os resultados mostraram que há necessidade de melhorias na gestão, para que se possa estabelecer uma cultura organizacional sustentável na universidade.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1152950 - NELSON JOSE DE SOUZA JUNIOR
Interno - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 10/09/2018 17:32
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2