Banca de DEFESA: DANIELLE DE CASSIA DA SILVA MALCHER

DISCENTE: DANIELLE DE CASSIA DA SILVA MALCHER
DATA: 13/09/2018
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA

"A CONTRIBUIÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ DO CAMPUS DE BRAGANÇA NA FORMAÇÃO DE CAPITAL HUMANO LOCAL E SEUS DESDOBRAMENTOS".

Capital Humano Local. Conhecimentos. Habilidades. Atitudes. Competência. Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A presente dissertação buscou analisar a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) do Campus de Bragança na formação do Capital Humano Local (CHL) e seus desdobramentos, partindo-se da premissa de que as Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas os Institutos Federais, são instituições de suma importância para a formação de Capital Humano no município onde atuam, ofertando conhecimentos, habilidades e atitudes a seus egressos por meio de suas competências internas (ativos intangíveis). Essas, para tal, foram mensuradas, a partir da estrutura do corpo docente do Campus, avaliadas quanto ao seu grau de importância na oferta de conhecimentos, habilidades e atitudes aos egressos, sob a óptica dos gestores da instituição, bem como analisadas em conjunto e comparadas à percepção dos próprios egressos quanto à contribuição da instituição na formação do CHL. O procedimento metodológico utilizado, pautou-se em uma análise descritiva e exploratória com mensuração quantitativa e qualitativa. Os resultados constataram que o IFPA/Campus de Bragança tem contribuído para a formação de CHL de forma significativa e relevante na oferta de conhecimentos, habilidades e atitudes aos egressos da instituição, no entanto, não foram suficientes para garantir empregabilidade em sua área de formação.

Presidente - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo à Instituição - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA
Interno - 1260219 - FABIO CARLOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 10/09/2018 16:08