Banca de QUALIFICAÇÃO: DANIELLE DE CASSIA DA SILVA MALCHER

DISCENTE: DANIELLE DE CASSIA DA SILVA MALCHER
DATA: 27/02/2018
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA

CAPITAL HUMANO E DESENVOLVIMENTO LOCAL: UM ESTUDO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ DO CAMPUS DE BRAGANÇA E SEUS DESDOBRAMENTOS.

Capital Humano. Desenvolvimento Local. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Município de Bragança

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente projeto de dissertação busca analisar a contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) na formação do Capital Humano no Município de Bragança e seus desdobramentos. Dessa forma, parte-se da premissa de que o capital humano é de suma importância para o desenvolvimento regional/local e que as Instituições de Ensino Superior, entre elas os Institutos Federais, são fontes de geração de capital humano. Assim, serão investigadas as ações institucionais realizadas pelo IFPA/Campus de Bragança como um indutor de desenvolvimento local a partir da formação e aperfeiçoamento do capital humano local, por meio da oferta à população de ensino, pesquisa e extensão, entre outras ações complementares; investigar o crescimento econômico do município de Bragança a partir da implantação do IFPA, bem como identificar o perfil de capital humano formado pelo Campus de Bragança. O procedimento metodológico será utilizado por meio de dados primários e secundários, bem como através da mensuração (quantitativa e qualitativa) na análise dos resultados. Os resultados que se espera é de que IFPA/Campus Bragança tenha contribuído de forma significativa para o desenvolvimento local do Município, principalmente pelos fatores de educação e renda.

Presidente - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo à Instituição - ALESSANDRO DE CASTRO CORREA
Interno - 1260219 - FABIO CARLOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 26/02/2018 11:38