Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MAURICIO DIAS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURICIO DIAS DA SILVA
DATA: 27/02/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA
TÍTULO:

A INFORMAÇÃO DE CUSTOS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Instrumentos de Gestão. Sistema de Informação de Custos do Governo Federal. Custos no Setor Governamental. Qualidade do Gasto. 


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A presente proposta de pesquisa pretende analisar os desafios e implicações da operacionalização da utilização do Sistema de Informação de Custos do Governo Federal (SIC) na Universidade Federal da Amazônia (UFRA). Salienta-se que a Contabilidade de Custos é um instrumento necessário para apuração e mensuração dos resultados das atividades desempenhadas pelo governo, avaliando o alcance dos níveis desejados de eficiência, eficácia e efetividade. Nesses termos, busca-se concentrar esforços no estudo da gestão de custos visando melhor alocação de recursos de maneira que o resultado econômico seja cada vez mais positivo e seja revertido em maiores níveis de excelência dos serviços prestados pela UFRA à sociedade. Considerando que possam existir desafios e limitações existentes para a operacionalização do SIC, visto que o índice de utilização desse sistema pelas Instituições Federais é muito baixo, busca-se discutir as consequências da possível adoção das informações de custos para a tomada de decisão pelos gestores, demonstrando também as ferramentas disponibilizadas que auxiliarão a elaboração dos relatórios de custos. Pretende-se demonstrar as melhores práticas adotadas por outros órgãos no tocante à gestão de custos, assim como propor modelos e estratégias que se adequem à realidade da UFRA, dentro das normas e legislações vigentes. A proposta de pesquisa do tipo aplicada tem característica exploratória e pode ser considerada como multidisciplinar. Valer-se-á de análise qualitativa mediante pesquisa bibliográfica e documental, e também através de Pesquisa-Ação. Espera-se que ao final da pesquisa sejam ratificados os benefícios da operacionalização do SIC na UFRA e que as informações de custos extraídas do sistema contribuam de maneira relevante aos gestores visando o alcance da excelência na gestão e na oferta de serviços à comunidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2467387 - ANDERSON ROBERTO PIRES E SILVA
Presidente - 327765 - MARINA YASSUKO TOMA
Interno - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 23/02/2018 11:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1