Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDO DE CARVALHO ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDO DE CARVALHO ROCHA
DATA: 23/02/2018
HORA: 10:30
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA
TÍTULO:

UNIVERSIDADE PÚBLICA E DESENVOLVIMENTO LOCAL: Uma análise do desenvolvimento socioambiental oriundo da produção do conhecimento do Instituto de Estudos Costeiros da UFPA.


PALAVRAS-CHAVES:

Universidade. Desenvolvimento Local. Responsabilidade Socioambiental. Produção do Conhecimento. Pesca Artesanal.


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O presente projeto de dissertação de mestrado pretende analisar o desenvolvimento socioambiental oriundo da produção do conhecimento do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS) da UFPA nas atividades de pesca artesanal da comunidade local da Vila dos Pescadores de Bragança-Pará no período de 2014 a 2018. A partir do interesse em investigar a produção de conhecimentos e práticas sustentáveis em ecossistemas costeiros, o estudo é considerado oportuno pela presença dos progressos proporcionados pela relação do meio acadêmico com as atividades de uma determinada comunidade local, principalmente sobre o prisma do desenvolvimento socioambiental, destacando a importância da investigação científica acerca das universidades e desenvolvimento regional e local. A pesquisa documental e bibliográfica foi pautada nos seguintes assuntos: Ensino Superior e Desenvolvimento, demonstrando teoricamente a correlação das universidades com as práticas de governança pública e desenvolvimento no âmbito local e socioambiental; Universidade e Produção de Conhecimento por meio da articulação entre ensino, pesquisa e extensão; e a Pesca Artesanal associada com a educação ambiental no contexto dos pescadores locais. Trata-se de uma pesquisa social aplicada em que as abordagens quantitativa e qualitativa se complementam, com intuito de auxiliar no alcance dos objetivos da pesquisa, análise e interpretação dos dados primários que serão coletados junto aos moradores da Vila dos Pescadores e representante da Colônia de Pescadores Z-17 por meio de formulários; com os docentes e discentes do Campus de Bragança e IECOS via questionários; e efetuando entrevistas com os gestores do IECOS. A pesquisa ainda está na fase bibliográfica e documental, porém já é possível realizar algumas conclusões preliminares sobre: o papel das universidades públicas nas questões sociais, culturais, ambientais e de formação profissional em meio ao desenvolvimento local e regional; e a elevada dependência econômica e social que a atividade de pesca artesanal proporciona aos pescadores locais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Interno - 1260219 - FABIO CARLOS DA SILVA
Externo ao Programa - 2141964 - HISAKHANA PAHOONA CORBIN
Notícia cadastrada em: 22/02/2018 16:36
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1