Banca de DEFESA: THIAGO BORGES LOBATO GONCALVES

DISCENTE: THIAGO BORGES LOBATO GONCALVES
DATA: 16/02/2018
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA

Planejamento Estratégico em IFES: análise da utilização do Balanced Scorecard na Universidade Federal do Pará.

Balanced Scorecard. Planejamento Estratégico. Instituições Federais de Ensino Superior.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

As Instituições de Ensino Superior têm fundamental importância para o desenvolvimento social e econômico da população na qual estão inseridas e por isso precisam utilizar ferramentas adequadas de planejamento e medição de seu desempenho estratégico institucional. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é o de realizar uma análise processo de planejamento estratégico da UFPA com base em documentos da instituição e na percepção dos gestores das áreas diretamente envolvidas com este processo. Para consecução deste objetivo foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, baseando-se em abordagem predominantemente qualitativa, de caráter exploratória e descritiva. Quanto aos tipos de procedimentos utilizados, o estudo é considerado como um estudo de caso baseado em pesquisa documental e aplicação de um questionário. A pesquisa inseriu-se no contexto da estrutura do Planejamento Estratégico da UFPA, abordando especificamente o processo de monitoramento do resultado dos indicadores de desempenho do Balanced Scorecard da Instituição, descrevendo como ele ocorreu no período de vigência dos PDIs 2011-2015 e 2016-2025 da instituição, e analisando a adequação deste processo para a apropriada avaliação do desempenho estratégico institucional. Concluiu-se com a pesquisa desenvolvida que a instituição adota adequadamente o modelo BSC e que o planejamento institucional em geral é bem avaliado sendo reconhecido como fator relevante para o sucesso da instituição. Foram identificados, porém, deficiências em determinados parâmetros da política de planejamento da instituição, em especial os relacionados à correlação entre o que está registrado no planejamento e o que é efetivamente executado além da variável relacionada a comunicação dos resultados do planejamento para a equipe da organização.

Externo ao Programa - 1178906 - JOAO BATISTA MIRANDA RIBEIRO
Presidente - 327765 - MARINA YASSUKO TOMA
Interno - 261.498.856-15 - MARIO MIGUEL AMIN GARCIA HERREROS - UEPA
Notícia cadastrada em: 16/02/2018 09:36