Banca de DEFESA: ALINE MARQUES CASIMIRO

DATA: 21/11/2017
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA

ESTRUTURAS GERADORAS DE GOVERNANÇA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CASTANHAL, PARÁ

Governança. Governança Pública. Educação. Castanhal/PA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Nesta dissertação de mestrado, discute-se a governança como resultado das estruturas formadas pela interação entre atores nas organizações públicas escolares, com enfoque nas escolas do município de Castanhal. Destaca-se que a maioria das escolas desse município não têm atingido as metas do IDEB projetadas para os anos finais do ensino fundamental. Entende-se que estruturas que geram a governança oferecem as condições para a atuação alinhada da gestão em relação aos objetivos e metas da política educacional. Sendo assim, para compreender a relação entre a governança e os resultados relativo ao desempenho dos discentes partiu-se da identificação das estruturas de governança das escolas públicas de Castanhal. Tem como classificação metodológica a abordagem qualitativa e objetivo descritivo. Os procedimentos adotados para a coleta de dados foram a pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso. Utiliza-se das técnicas de entrevista semiestruturada aplicada ao secretário municipal de educação; de questionário aplicados aos gestores das escolas selecionadas. Infere-se a partir dos dados obtidos que, estruturas hierarquizadas nas quais pouco se oferecem as condições para a participação dos atores interessados, podem interferir nos resultados das variáveis mensuradas pelo IDEB. As organizações que privilegiam o compartilhamento do poder estão à frente daquelas de estrutura centralizada. Todas elas, no entanto, ainda precisam dispor de instrumentos de monitoramento do desempenho dos atores e das decisões tomadas. A visualização do modo como estão dispostas as estruturas de governança das escolas do município de Castanhal demonstra que, ao contemplar os elementos propostos neste trabalho, servirão como guia na identificação de entraves para o atingimento das metas relativas ao processo de ensino-aprendizagem.

Presidente - 2178146 - LIGIA TEREZINHA LOPES SIMONIAN
Interno - 261.498.856-15 - MARIO MIGUEL AMIN GARCIA HERREROS - UEPA
Externo ao Programa - 388185 - NADIA MAGALHAES DA SILVA FREITAS
Notícia cadastrada em: 17/11/2017 16:22