Notícias

Banca de DEFESA: MARIA DO SOCORRO BARBOSA ALBUQUERQUE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO BARBOSA ALBUQUERQUE
DATA: 13/11/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA
TÍTULO:

CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL: Uma análise a partir da atuação da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açú - CAMTA, no Município de Tomé-Açú, Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Capital social. Desenvolvimento endógeno. CooperativaAgrícolaMista de Tomé-Açú (CAMTA). Tomé-Açu (PA). Imigrantesjaponeses.


PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O desenvolvimento endógeno enquanto teoria considera a existência de fatores determinantes no contexto local ou territorial em três importantes dimensões: a econômica, a sociocultural e a política, que, conjuntamente, explicam as razões pelas quais, ou sobre quais especialidades as regiões, dada as mesmas condições, possuem dinâmicas ou processos de desenvolvimento diferenciados. Para compreender as diferenciações nos processos de desenvolvimento das regiões, outra teoria também foi formulada, a do capital social cujas bases teóricas afirmam que regiões com presença desse capital são mais desenvolvidas quando comparadas com regiões nas quais não há a presença do capital social, em geral ligados à tradição e valores de uma cultura. Com base nesses pressupostos teóricos buscou-se identificar a presença de capital social no município de Tomé-Açú e analisar a contribuição da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açú, para o desenvolvimento local. A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de natureza exploratório-descritivo. Os resultados da pesquisa confirmaram que o capital social nipônico deu contribuições efetivas ao desenvolvimento local e que a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu atua em conformidade com as dimensões da sustentabilidade, com destaque ao Sistema Agroflorestal de Tomé-Açú - SAFTA, isto é, a tecnologia social transferida às comunidades de agricultores familiares da região.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo à Instituição - ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA
Presidente - 1260219 - FABIO CARLOS DA SILVA
Notícia cadastrada em: 07/11/2017 15:18
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2