Notícias

Banca de DEFESA: SORAYA FEIO YOSHIOKA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA FEIO YOSHIOKA
DATA: 06/11/2017
HORA: 10:00
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA
TÍTULO:

"CONTRIBUIÇÕES DA CADEIA PRODUTIVA DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL NO MUNICÍPIO DE SANTA BÁRBARA DO PARÁ".



PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Local. Flores e Plantas ornamentais. Agrofloricultura. Agricultura Urbana e Periurbana.


PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

As relações produtivas, comerciais e sociais entre os diversos agentes do aglomerado de municípios quando dinamizadas e sem grandes assimetrias de poder e com a participação efetiva da sociedade local, tendem a desenvolver verdadeiramente a região. No caso de atividades produtivas agrícolas, a proximidade geográfica entre produtor e mercado consumidor pode contar tanto para a viabilidade econômica do negócio, quanto para a qualidade percebida pelo consumidor que obtém produtos mais frescos. O negócio de flores e plantas ornamentais cresce em todo o mundo, contudo o Brasil tem perdido mercado internacionalmente e, portanto, concentrando-se no mercado interno; essa estratégia está ocorrendo na maioria dos estados brasileiros, e no Estado do Pará não é diferente, desta maneira, a maior parte da produção local atende o mercado interno. A metodologia desta pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com tratamento de dados de abordagem qualitativa; e se concentrará sob a perspectiva dos produtores de flores e plantas ornamentais da região periurbana de Belém, particularmente o município de Santa Bárbara. A investigação teve como objetivo analisar como esta atividade produtiva tem impactado para o desenvolvimento local, a partir de suas contribuições e limitações para a melhoria da qualidade de vida dos produtores envolvidos. Os resultados encontrados são de que a atividade contribui para o desenvolvimento local, porém com contribuição muito limitada, devido a fatores de ordem competitiva, baixo capital social, carência de associativismo e deficiência de políticas públicas adequadas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1181032 - CARLOS ALBERTO BATISTA MACIEL
Presidente - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Interno - 2152986 - JOSE ALMIR RODRIGUES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 30/10/2017 16:53
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1