Banca de DEFESA: FRANCILENE CADETE COSTA

DISCENTE: FRANCILENE CADETE COSTA
DATA: 18/10/2017
LOCAL: Núcleo de Alto Estudos Amazônicos - NAEA

"A GOVERNANÇA E A GESTÃO DAS AQUISIÇÕES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ: CAMINHOS PARA UMA REESTRUTURAÇÃO"

Governança. Gestão. Aquisições. Riscos.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A pesquisa desenvolvida destaca o tema governança e gestão das aquisições públicas. Propondo uma analise sobre as medidas de ação da Universidade Federal do Pará (UFPA), para mitigar os riscos inerentes às aquisições, com o intuito de estudar o seu potencial para promover uma reestruturação da gestão e governança da área. Para tanto, o estudo está orientado no sentido de identificar o sistema de aquisições da Universidade, verificar os riscos apontados no acórdão 1679/2015, do Tribunal de Contas da União (TCU), cujo foco foi a Instituição alvo da pesquisa, e o mapeamento das ações em respostas aos apontamentos do referido acordão. A pesquisa foi caracterizada como de natureza aplicada, utilizando-se de uma abordagem majoritariamente qualitativa. Foi adotado como estratégia metodológica o estudo de caso, acompanhado de procedimentos técnicos que envolveram a pesquisa exploratória, documental e pesquisa-ação. Os dados obtidos demonstraram um esforço da gestão da UFPA em atender as recomendações e determinações do acordão do TCU. Por fim, conclui-se que as ações identificadas possuem potencial para aperfeiçoar o gerenciamento dos riscos enfrentados, resultando em uma governança aprimorada. Contudo, a efetivação desta reestruturação da governança, ainda carece de ações mais efetivas por parte da gestão.

Interno - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo à Instituição - JOAO AUGUSTO PEREIRA NETO
Presidente - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 18/10/2017 01:03