Banca de DEFESA: PRISCILA ENY SOUZA OLIVEIRA

DISCENTE: PRISCILA ENY SOUZA OLIVEIRA
DATA: 16/10/2017
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos - NAEA

"SUPORTE À APRENDIZAGEM INFORMAL NO TRABALHO: UM LEVANTAMENTO COM PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO EXECUTIVO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ".

Aprendizagem. Aprendizagem informal. Secretariado Executivo.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O cenário atual da sociedade exige que os indivíduos estejam preparados para lidar com os múltiplos desafios que surgem cotidianamente no ambiente de trabalho. Nesse sentido, o suporte à aprendizagem informal, enquanto variável que busca investigar o quanto colegas e chefias incentivam ou restringem as iniciativas de aprendizagem informal no trabalho, torna-se um instrumento cada vez mais relevante seja no desenvolvimento das atividades de trabalho, seja na melhoria do desempenho dos profissionais atuantes nas organizações (COELHO JUNIOR; MOURÃO, 2011). Diante do exposto, o presente estudo tem o objetivo de analisar o suporte à aprendizagem informal no trabalho sob a perspectiva dos secretários executivos da UFPA, por meio da identificação dos fatores que influenciam no suporte à aprendizagem e das diferentes percepções sobre ela. A pesquisa foi realizada na forma exploratória e descritiva, por meio de um levantamento, com abordagem quantitativa e aplicação da Escala de Suporte à Aprendizagem Informal no Trabalho, construída e validada por Coelho Junior (2004) e Coelho Junior, Abbad e Todeschini (2005). Para o tratamento de dados, utilizou-se de técnicas estatísticas descritivas, paramétricas e multivariadas. A análise descritiva mostrou um bom suporte à aprendizagem informal no trabalho, enquanto a análise inferencial apontou que os participantes da pesquisa percebem contribuição organizacional para a aprendizagem informal. A análise fatorial revelou três fatores, que explicaram 74,34% da variância dos dados e foram denominados como: Superior Hierárquico (27,97%); Colegas de Trabalho (24,21%); e Unidade de Trabalho (22,16%). E a análise de agrupamentos resultou numa classificação dos entrevistados em três grupos, com diferentes avaliações do suporte à aprendizagem informal. Como conclusões do estudo, constatou-se que o suporte não é compreendido da mesma forma pelos indivíduos, além de apresentar fragilidades e deficiências. Assim, há necessidade de fortalecer o suporte à aprendizagem na instituição analisada.

Interno - 1142994 - JOSÉ AUGUSTO LACERDA FERNANDES
Externo à Instituição - MARCO ANTONIO SILVA LIMA
Presidente - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 13/10/2017 11:36