Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SORAYA FEIO YOSHIOKA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SORAYA FEIO YOSHIOKA
DATA: 12/05/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
TÍTULO:

"DESENVOLVIMENTO LOCAL E A CADEIA PRODUTIVA DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS NA REGIÃO PERIURBANA DE BELÉM – PA".


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento Local; Flores e Plantas Ornamentais; Cadeia Produtiva, Agrofloricultura; Agricultura Urbana e Periurbana.


PÁGINAS: 80
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

As relações produtivas, comerciais e sociais entre os diversos agentes do aglomerado de municípios quando dinamizadas (BUARQUE, 2002) e sem grandes assimetrias de poder e com a participação efetiva da sociedade local (COSTA et al., 2010), tendem a desenvolver verdadeiramente a região. No caso de atividades produtivas agrícolas, a proximidade geográfica entre produtor e mercado consumidor pode contar tanto para a viabilidade econômica do negócio, quanto para a qualidade percebida pelo consumidor que obtém produtos mais frescos (MOUGEOT, 2000). O negócio de flores e plantas ornamentais cresce em todo o mundo, contudo o Brasil tem perdido mercado internacionalmente e, portanto, concentrado-se no mercado interno; essa estratégia está ocorrendo na maioria dos estados brasileiros, e no Estado do Pará não é diferente, assim, a maior parte da produção local atende o mercado interno (SEBRAE, 2006). A metodologia desta pesquisa é classificada como exploratória e descritiva, com tratamento de dados de abordagem qualitativa; e se concentrará nos agentes envolvidos na cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais da região do Guajará do Estado do Pará, que abrange os municípios de Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba e Santa Bárbara, com o objetivo de analisar os fatores condicionantes da atividade e sua relação com o desenvolvimento local. Os resultados esperados são de que a cadeia contribua para o desenvolvimento local, porém com contribuição muito limitada, devido a fatores de ordem competitiva e de associativismo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1181032 - CARLOS ALBERTO BATISTA MACIEL
Presidente - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Interno - 2152986 - JOSE ALMIR RODRIGUES PEREIRA
Notícia cadastrada em: 08/05/2017 14:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1