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Banca de DEFESA: KARLA ANDREZA DUARTE PINHEIRO DE MIRANDA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARLA ANDREZA DUARTE PINHEIRO DE MIRANDA
DATA: 05/04/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO PROBATÓRIO POR COMPETÊNCIAS: Proposta de metodologia de diagnóstico de desempenho para os servidores Técnicos Administrativos em Educação da UFPA


PALAVRAS-CHAVES:

 Competência. Gestão. Avaliação. Desempenho.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O estudo que será apresentado é resultado da necessidade de adoção de um modelo de gestão que referencie conceitual e metodologicamente a avaliação de estágio probatório. A complexidade presente no contexto de gestão das organizações públicas federais brasileiras, carregadas de extenso arcabouço legal, carece de pesquisas, que revelem a efetividade da aplicação do texto legal ao ambiente de trabalho. A pesquisa considera a possibilidade da adoção da gestão por competência como modelo, apoiada na publicação do Decreto 5.707/2006 que instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal da Administração Pública Federal à gestão da capacitação. O objetivo geral da pesquisa é identificar a possibilidade de aplicação desse modelo à avaliação de estágio probatório, estabelecida pela Lei 8.112/1990, e que até a atualidade, não definiu o referencial de gestão a adotar para sua execução. A UFPA foi a instituição escolhida para o estudo dessa avaliação por já ter iniciado a implantação da gestão por competências, por meio do mapeamento das competências dos seus servidores, condição indispensável à realização da pesquisa, tendo em vista que o referencial teórico do modelo aponta que este é o passo inicial para sua adoção. Para compreensão conceitual do presente estudo foram utilizados referenciais teóricos sobre a nova administração pública, modelo gerencial, gestão de pessoas, gestão por competências, avaliação de desempenho e gestão do desempenho. A pesquisa realizada é de natureza aplicada, e quanto aos objetivos é exploratória e descritiva, tendo utilizado como procedimentos a pesquisa bibliográfica e documental, além de coleta de dados por meio de questionário estruturado. A pesquisa possibilitou a identificação da percepção das pessoas-chave da instituição quanto à proposta de metodologia de avaliação de estágio probatório por competências, revelando que esse modelo é viável de ser implantado. As principais contribuições da pesquisa apresentadas nas considerações finais dizem respeito: ao processo de aplicar o método por competências ao estágio probatório, as consequências positivas da sua adoção e a validação de nova proposta de instrumento de avaliação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CAMILA CARVALHO RAMOS
Interno - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Presidente - 2617095 - THIAGO DIAS COSTA
Notícia cadastrada em: 03/04/2017 18:31
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