Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA DO SOCORRO BARBOSA ALBUQUERQUE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DO SOCORRO BARBOSA ALBUQUERQUE
DATA: 31/03/2017
HORA: 09:30
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos
TÍTULO:

"CAPITAL SOCIAL E DESENVOLVIMENTO LOCAL: A contribuição da CAMTA para o desenvolvimento do Município de Tomé-Açú, Pará."


PALAVRAS-CHAVES:

Desenvolvimento endógeno. Arranjo Produtivo Local. Governança. Capital Social. Tomé-Açú, Pará.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

 

O Desenvolvimento endógeno surge a partir de mudanças estruturais e paradigmáticasnas sociedades decorrentes, sobretudo, das crises do planejamento e da intervenção centralizada, da globalização e abertura econômica, das tecnologias de informação e comunicação, dentre outros. No novo paradigma de desenvolvimento, são considerados como fatores relevantes, a existência e uso do potencial de desenvolvimento no território, os investimentos por empresas e poder público local, com a participação da comunidade local no controle das ações. OArranjo Produtivo Local apresenta-se como um conceito e como uma estratégia no âmbito das políticas publicas de desenvolvimento local, por possuir em seu arcabouçoas dimensões ou categorias de análise como: os fatores inovativos, o capital social e a governança que concorrem para o desenvolvimento em questão. Assim, tem-se como objetivo “Analisar o potencial colaborativo da cooperativa CAMTA para o desenvolvimento local em Tomé-Açú, PA”. Para fundamentar as análises será utilizada a Teoria do Desenvolvimento Endógeno por ser ela uma interpretação válida que contribui para o entendimento sobre como a interação dos fatores internos determinam a dinâmica econômica. Para se obter informações e dados, se fará uso do método estudo de caso, sobre a Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açú, com aplicação de entrevistas e questionários, além da pesquisa documental necessária à coleta de dados secundários.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 043.801.002-78 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO - UFPA
Presidente - 1260219 - FABIO CARLOS DA SILVA
Externo à Instituição - MARIO MIGUEL AMIN GARCIA HERREROS
Notícia cadastrada em: 28/03/2017 14:09
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2