Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZA CRISTILENE DA COSTA HORTA

DISCENTE: LUIZA CRISTILENE DA COSTA HORTA
DATA: 16/03/2017
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Percepções sobre Responsabilidade Social no Contexto da Universidade Federal do Pará.

Responsabilidade Social. Responsabilidade Socioambiental. Sustentabilidade.  Organizações Públicas.  Gestão Pública.  Governança

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente Projeto pretende compreender as percepções de servidores que atuam na oferta de atendimento à comunidade do entorno, ao que se refere à responsabilidade social da Universidade Federal do Pará. A abordagem de análise será qualitativa, constituída de pesquisa bibliográfica, levantamento documental e pesquisa de campo. Os atores da pesquisa são os servidores do Núcleo de Prática Jurídica da UFPA, da Clínica de Psicologia e da Clínica de Odontologia, unidades da UFPA que disponibilizam serviços à comunidade. Estão sendo realizadas entrevistas, orientadas por instrumental elaborado com base nas dimensões dos Indicadores de Responsabilidade Social do Instituto Ethos: visão e estratégia, governança e gestão, social e ambiental. Os resultados preliminares indicam percepções positivas dos servidores sobre responsabilidade social organizacional, ao expressarem visões gerais sobre missão, visão e valores institucionais, satisfação no trabalho e identificarem o compromisso social das ações realizadas. Em oposição alguns entraves ao fortalecimento dos compromissos socioambientais foram evidenciados como a necessidade de melhorar os processos de participação, transparência e educação ambiental. Disto, considera-se que a responsabilidade social está processo de construção na organização, mas que muitos desafios precisam ser superados para a sua internalização. Entretanto, elaborações mais aprofundadas só serão possíveis com a conclusão da pesquisa.

Interno - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - Unitau
Presidente - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Externo ao Programa - 677329 - TEREZINHA FATIMA ANDRADE MONTEIRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 13/03/2017 17:59