Banca de QUALIFICAÇÃO: RAUL VITOR OLIVEIRA PAES

DISCENTE: RAUL VITOR OLIVEIRA PAES
DATA: 15/03/2017
LOCAL: Núcleo de Altos Estudos Amazônicos

Análise dos Processos Secretariais das Unidades Acadêmicas da Universidade Federal do Pará.

Secretariado. Gestão de Processos. Unidades Acadêmicas. Universidade Federal do Pará. Gestão Pública.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Neste projeto de dissertação de mestrado, pretende-se analisar os processos secretariais das Unidades Acadêmicas na Universidade Federal do Pará, sob a perspectiva da Gestão de Processos modelada pelo Programa GESPÚBLICA. Destaca-se o momento em que as Universidades Federais Brasileiras estão em processo de adoção das tecnologias de gestão fomentadas pelo Governo Federal, através da legislação vigente e em experiências de adoção dessas tecnologias pelas IES para otimização de processos organizacionais e finais. A partir dessa ótica, propõem-se as seguintes perguntas: de que modo a metodologia de análise de processos preconizada pelo GESPÚBLICA aprimora os processos construídos e realizados pelos secretários executivos? Qual a importância na atuação secretarial nas universidades federais? Quais são esses processos secretariais? Como eles podem ser analisados e melhorados? O referido estudo será realizado através de pesquisa bibliográfica e de campo, na qual pretendem-se utilizar as técnicas de entrevista em grupo (grupo focal), formulário para coleta de dados, levantamento documental, bibliográfico e observacional. Considera-se relevante este estudo na medida em que contribui para o conhecimento sobre o Secretariado e a Gestão por Processos em uma instituição pública, conceitos ainda pouco discutidos em uma universidade pública federal como a UFPA.

Interno - 1834019 - CARLOS ANDRE CORREA DE MATTOS
Presidente - 2178146 - LIGIA TEREZINHA LOPES SIMONIAN
Externo à Instituição - MARCELO DE SOUZA CORREIA
Notícia cadastrada em: 13/03/2017 17:29