Notícias

Banca de DEFESA: FRANCISCO EDUARDO ARAUJO DE CASTRO DA PAZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO EDUARDO ARAUJO DE CASTRO DA PAZ
DATA: 15/04/2024
HORA: 16:00
LOCAL: Mini Auditório de NAEA
TÍTULO:

GOVERNANÇA PÚBLICA MUNICIPAL: uma análise dos mecanismos de  liderança, estratégia e controle em municípios de pequeno porte da mesorregião nordeste paraense.




PALAVRAS-CHAVES:

Governança pública municipal; Nordeste paraense; Gestão pública; Municípios de pequeno porte; Tribunal de Contas da União.


PÁGINAS: 172
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:
Esta pesquisa aborda a temática da governança pública municipal e tem por objetivo analisar os mecanismos de liderança, estratégia e controle de duas prefeituras correspondentes a dois municípios de pequeno porte, localizados na mesorregião do Nordeste Paraense. O ponto de partida foi a realização de uma exposição dos pressupostos históricos-conceituais da governança pública e da sua sistematização no Brasil, capitaneada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Metodologicamente, constitui-se como pesquisa de natureza aplicada, exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa. Para a coleta dos dados, adotou-se como instrumento de pesquisa entrevista semiestruturada aplicada aos principais líderes-gestores municipais.As perguntas foram elaboradas com base na Política Nacional de Governança Pública e no Referencial Básico de Governança Organizacional (RBGO) do TCU, direcionados às organizações públicas, que definem os mecanismos de liderança, estratégia e controle como pressupostos constituintes do conceito de governança pública. Para a elaboração do roteiro de entrevista, realizou-se uma adaptação do RBGO, visando melhor compreensão do objeto de análise pelos interlocutores deste estudo. Para o tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo para identificar, descrever e interpretar as respostas dos entrevistados. Os resultados indicam que os gestore(a)s entrevistado(a)s
apresentam uma compreensão heterogênea da governança pública, com limitações na formação/capacitação em torno dessa temática; e entendem os mecanismos de liderança, estratégia e controle de modo geral, desconhecendo os componentes que os constituem.
A pesquisa deixa como produto uma minuta de projeto de lei, sugestão para o estabelecimento de um modelo de governança que promova a melhoria contínua dos objetivos e prioridades da gestão municipal; e como proposição consecutiva, recomendações para incentivar a implantação de um fórum de avaliação permanente de governança municipal que contribua para o aperfeiçoamento da participação social na gestão municipal.



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo ao Programa - 1638467 - LIDIANE NAZARE DA SILVA DIAS
Presidente - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 11/04/2024 09:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2