Notícias

Banca de DEFESA: VON KLEBER TADAIESKY CARDOSO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VON KLEBER TADAIESKY CARDOSO
DATA: 19/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: NAEA/PPGGP SALA-12
TÍTULO:

"ASPECTOS ECONÔMICO E SOCIOAMBIEBNTAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ: visão sistêmica da ausência de um sistema de informação de custos"



PALAVRAS-CHAVES:

CBMPA; SIC; custos; sustentabilidade.


PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

O CBMPA tem a provocação de aumentar a sua capacidade de gerenciamento dos seus recursos através de um Sistema de Informação de Custos (SIC) para refletir no aumento de atuação e da qualidade de seus serviços no Estado do Pará, região com inúmeros problemas econômicos e sociais devido à cobiça de suas riquezas que impactam nos seus serviços prestados pela interação sistemática com a Corporação e a sustentabilidade Amazônica. Nessa compreensão, a metodologia deste trabalho tem por objetivo específico que é uma análise sobre quais são os aspectos socioambientais e econômicos do CBMPA por não adotar um SIC, e propor um modelo de Sistema de Informação de Custos. Pretendendo responder esse questionamento, levantou-se uma pesquisa do pensamento teórico do SIC, a partir da Ciência Contábil que tem destinações de informações com funções diferentes dentro das entidades públicas, e através da análise sistêmica. Buscou-se metodologia compatível com a proposta correspondente, com uma  pesquisa exploratória descritiva com coleta de dados por meio bibliográfica, documental e levantamento estatístico junto a 15 servidores do CBMPA, lotados nas diretorias que exercem função de gestão e planejamento. Constatou-se que, 86,7% dos pesquisados tem vínculo efetivo com a Corporação, 46,7% dos servidores que atuam nessas diretorias tem pouco conhecimento nas áreas contábil, financeira e orçamentária, apesar de 63,6% responder que  são levantadas informações de Custos, porem são informações de alguns sistemas estruturante, não se configurando um SIC propriamente, e que para 63,6% das informações utilizadas para tomada de decisão são orçamentárias. E o principal desafio da implantação do SIC, é o sistema de responsabilização dos gestões ligados ao ciclo básico de gestão com 70%, e para 90% o SIC pode ajudar na sustentabilidade da Amazônia, e contribuir com indicadores de gestão nas UBM, para  81,8% dos respondentes. Nesse sentido, propomos um SIC, baseado na estrutura organizacional do CBMPA e as RISP/RIB, que é a divisão do Estado do Pará, para a segurança publica. Objetivo de mapear e mensurar todo o Custo do CBMPA, assim como, obter os Custos das partes (Órgãos Setoriais, Apoio e Execução) que compõe o todos os Custos das UBM´s e as regionais em que estão inseridas,  com intuito de gerar informações para auxiliar no PPA, LDO e LOA.

 



MEMBROS DA BANCA:
Interno - 327193 - ADAGENOR LOBATO RIBEIRO
Externo à Instituição - JOÃO FRANCISCO GARCIA REIS
Presidente - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - UFPA
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 13:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2