Banca de DEFESA: ROSICLEIDE FARIAS OLIVEIRA

DISCENTE: ROSICLEIDE FARIAS OLIVEIRA
DATA: 12/12/2023
LOCAL: Mini Auditorio do NAEA

GOVERNANÇA FLORESTAL: uma abordagem no Fundo Estadual de Desenvolvimento Florestal do Pará

Governança florestal; FUNDEFLOR; Boa governança; Monitoramento.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Novas formas de governança florestal vêm se estabelecendo na Amazônia por meio da participação de diferentes atores sociais que interagem em arenas de ação para promover a gestão sustentável das florestas. O fomento público pode ser um importante indutor do desenvolvimento de uma economia florestal sustentável e mitigação das mudanças climáticas, desta forma, o monitoramento das ações é de extrema relevância. O estudo em questão trata da governança florestal do Fundo Estadual de Desenvolvimento Florestal (FUNDEFLOR), responsável pela gestão do recurso da concessão florestal estadual no estado do Pará. O fundo tem como premissas promover políticas públicas de base florestal, através das suas linhas de fomentos voltados para sustentabilidade. O modelo que prevalece para concretização das ações anuais planejadas pelo fundo é através de fomento de projetos. Diante disso, o estudo teve como objetivo geral; desenvolver um modelo de monitoramento de projetos de base florestal tendo como base princípios de boa governança amplamente aceitos de; transparência, responsabilização, participação e coordenação para auxiliar o FUNDEFLOR na gestão dos recursos de concessão florestal. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa descritiva e documental. O estudo conclui que é importante ter uma plataforma de monitorização em tempo real dos projetos fomentados para convergir princípios de boa governança em práticas de boa governança florestal no FUNDEFLOR. O modelo proposto apresenta viabilidade para; Transparência e divulgação de dados (projetos executados e outras informações relevantes). Incentivo a participação cidadã (Canal para receber demandas comunitárias, canal de ouvidoria) Identificação dos responsáveis pela execução dos projetos e Partilhamento das ações estratégicas para as partes interessadas. Como sugestões de trabalhos futuros, caberia estudos que identifiquem quais são as regras estabelecidas para responsabilização dos atores que executam projetos de base florestal de desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Externo à Instituição - ANA CRISTINA ROCHA SILVA
Interno - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - UFPA
Presidente - 2178146 - LIGIA TEREZINHA LOPES SIMONIAN
Notícia cadastrada em: 11/12/2023 12:08