Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO CARLOS DANTAS DA COSTA JÚNIOR

DISCENTE: ANTÔNIO CARLOS DANTAS DA COSTA JÚNIOR
DATA: 31/10/2023
LOCAL: Sala-15 do PPGDSTU/NAEA

"O USO DAS FERRAMENTAS TDIC NO PROCESSO DE ENSINO: um estudo aplicado no IFPA Campus Castanhal".

Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Processo de Ensino. Pandemia da COVID-19.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

o uso de ferramentas de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no processo de ensino é um desafio complexo para a educação formal. A pandemia da COVID-19 intensificou o uso dessas tecnologias na educação, que já estava sendo debatida e experimentada antes do evento extremo em saúde, ampliando e acelerando os estudos e experimentações acerca do tema “o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no ensino remoto aplicado durante a pandemia da Covid-19”, foco desse estudo.  Objetivo: analisar a utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação - TDIC no IFPA Campus Castanhal como ferramenta para o ensino remoto, a partir de 2020 e focando nas ações direcionadas em função da pandemia. Hipóteses: a utilização das ferramentas de TDIC no ensino remoto é dificultada pela falta de conhecimento e habilidades dos alunos, professores e gestores; as ferramentas de TDIC oferecem potencialidades para o ensino, mas ainda não são plenamente aproveitadas devido à falta de estrutura e condições adequadas.  Referencial teórico: a pandemia da COVID-19 obrigou a regulamentação emergencial de ampliação do ensino remoto, utilizando diferentes tecnologias Digitais de Informação. Os modelos de ensino presencial e remoto, têm sido gradualmente incluídos como meios para a prática da educação formal, porém, além de ainda estar em processo de sistematização, a estrutura, especialmente das instituições públicas e capacitação dos profissionais se mostra pouco consolidada e incapaz de adotar completamente os instrumentos tecnológicos que se apresentam em um acelerado processo de inovação. A emergência pandêmica pode ser um campo importante para se verificar as competências de gestores e professores na utilização dessas tecnologias, bem como, analisar a qualidade da estrutura necessária para que as tecnologias sejam instrumento de colaboração para a práxis pedagógica e o funcionamento das instituições escolares. Metodologia: pesquisa exploratória-descritiva, seguindo os métodos de revisão narrativa da literatura e de campo, utilizando entrevista semiestruturada e questionário (survey). Quanto a abordagem a pesquisa se configura como quanti-qualitativa. A pesquisa de campo será realizada no Instituto Federal (IFPA) campus Castanhal, Pará. A amostragem envolverá professores dos cursos do eixo de Informação e Comunicação e de graduação em licenciatura em informática do referido campus. Os critérios de inclusão são:  ser professor dos cursos do eixo e campus referenciados; participar do processo de ensino-aprendizagem do ensino remoto promovido pelo IFPA Campus Castanhal durante a pandemia da Covid-19 (2020 a 2022) e gestores dos eixos aos quais pertencem os cursos, bem como o gestor geral do campus. Os resultados serão classificados e organizados em tabelas e gráfico, conforme a intensidade da concordância (escala de Likert. As informações qualitativas serão trabalhadas seguindo a análise de conteúdo.

Externo ao Programa - 2141964 - HISAKHANA PAHOONA CORBIN
Interno - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - UFPA
Presidente - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 31/10/2023 08:50