Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA DE NAZARE VELOSO MEDEIROS

DISCENTE: ANA DE NAZARE VELOSO MEDEIROS
DATA: 14/08/2023
LOCAL: Mini Auditório do NAEA
UNIVERSIDADE PÚBLICA E RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: um estudo de caso da Universidade Federal do Pará (UFPA) – 2019 - 2022

resíduos sólidos, política nacional de resíduos sólidos, gestão ambiental, desenvolvimento sustentável, UFPA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O desafiador cenário ambiental que se delineia nas últimas décadas faz com que as Organizações Públicas, em especial as Universidades Públicas se deleitem sobre as mais diversas medidas, normativas, iniciativas e programas cujo teor seja de aspecto sustentável. Nessa perspectiva, este trabalho se propõe a identificar e analisar os entraves institucionais para a implementação efetiva de uma gestão ambiental que gerencie o tratamento dos resíduos sólidos urbanos na Universidade Federal do Pará UFPA, bem como apresentar propostas para sensibilizar os stakeholders a também se responsabilizar pela solução desta problemática, de cunho social e cultural. Para que se alcancem os objetivos pretendidos, será realizada uma etapa de levantamento de dados para analisar o nível de conhecimento dos usuários dos serviços e dos servidores. E, em etapa posterior, se procederá uma análise dos projetos já desenvolvidos até a presente data, a exemplo da coleta seletiva, e, ainda, será feita uma etapa de coleta de dados, a partir de entrevistas com gestores ligados às áreas de Logística Reversa, Patrimônio e a Prefeitura Multicampi, análise e acompanhamento de projetos já implantados, acompanhamento e avaliação do tratamento final dado aos resíduos sólidos e se este está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, para que, a partir de método analítica descritiva seja explicada a dinâmica do processo de Gestão Ambiental na Autarquia. Dos resultados preliminares, observa-se que a UFPA, embora tenha muitos projetos voltados para a área do desenvolvimento sustentável, dada sua complexidade geográfica, ainda precisa tomar medidas mais efetivas no sentido top-down, isto é, percebe-se a necessidade de uma área central que seja responsável pelo sistema de gestão ambiental no Campus e pela criação e aplicação do Plano de Gestão Integrada. Também, destaca-se que em um passado não tão distante, existiu uma comissão para tratamento de resíduos sólidos urbanos na UFPA, com a implantação de laboratório especialmente para este fim, o que indica uma motivação e disponibilidade de docentes e técnicos da área. Ao fim da pesquisa, espera-se propor medidas para aperfeiçoamento na tratativa dos resíduos sólidos na UFPA, com vistas à plena consecução do seu objetivo maior: a promoção do desenvolvimento sustentável em sua área de atuação.

Externo ao Programa - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 331.280.142-72 - JOAO CAUBY DE ALMEIDA JUNIOR - UFPA
Interno - 2152986 - JOSE ALMIR RODRIGUES PEREIRA
Presidente - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA