Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: WANE DA PAIXAO NUNES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WANE DA PAIXAO NUNES
DATA: 09/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: sala virtual - https://meet.google.com/pqj-patj-cgy
TÍTULO:

ACCOUNTABILITY NO SETOR PÚBLICO: uma visão sistêmica sobre os portais de transparência e o controle social dos municípios da Região Metropolitana de Belém, Pará.


PALAVRAS-CHAVES:

Accountability; controle social; transparência pública; teoria dos sistemas sociais.


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A transparência pública e o controle social são temas cada vez mais relevantes na sociedade contemporânea, especialmente em um cenário de crise de confiança nas instituições públicas. Para que o controle social funcione com a colaboração ativa e responsável entre os membros da sociedade, de modo a promover o bem-estar comum e garantir que os interesses de todos sejam levados em consideração, é necessário aplicar estratégias e abordagens, além de incentivar a participação social, por meio da disponibilização de meios eficientes de consulta pública. Nesse contexto, considerando a obrigatoriedade da publicidade, por meio dos portais da transparência, a prestação de contas governamentais reflete a importância dessas ferramentas de transparência dentro da gestão pública. Sendo assim, com base em preceitos da Teoria dos Sistemas Sociais, este estudo objetiva verificar a qualidade das informações disponibilizadas nos portais de transparência dos municípios da Região Metropolitana de Belém, estado do Pará, contribuindo para uma participação mais ativa do controle social na gestão pública. A análise será realizada por meio dos portais de transparência das prefeituras, levando em consideração o Modelo de Eppler (2006) e o Programa Nacional de Transparência Pública. De modo geral, este estudo se propõe a realizar análise sistêmica acerca do processo de accountability, pois busca entender as relações e as interações entre a gestão e sociedade, bem como, termos um diagnóstico sistêmico que subsidie o aperfeiçoamento dos portais de transparência e uma participação mais ativa do controle social na gestão pública.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ELDILENE DA SILVA BARBOSA
Presidente - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - UFPA
Interno - 1929951 - PONCIANA FREIRE DE AGUIAR
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 09:50
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2