Banca de QUALIFICAÇÃO: RICELLI CRISTIANA DOS SANTOS MOTA

DATA: 06/07/2023
LOCAL: SALA VIRTUAL - Link: https://meet.google.com/bxv-ayfm-zqa

A PARCERIA PÚBLICO PRIVADA NA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Parceria Público-Privada; Universidades Públicas; UFRA; Desenvolvimento econômico; Desenvolvimento social.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
Este projeto tem como proposta estudar a Parceria Público Privada (PPP’s), na Universidade Federal Rural da Amazônia. Observa-se, de forma geral, que as PPP’s podem ser uma alternativa que trará contribuições para que as universidades desempenhem sua missão diante do contexto atual, tendo em vista as suas vantagens para o setor público, neste caso em especial, nas universidades públicas. O intuito deste projeto é propor de que forma essas PPP’s podem ser estabelecidas, trazendo um aspecto legal, havendo benefícios tanto para a instituição, quanto para a Empresa inserida, mas, principalmente, a satisfação pelos serviços prestados ao público-alvo: os discentes, docentes, técnicos e a comunidade em geral. Assim, a problemática que se coloca para esta pesquisa é: De que forma as PPP’s contribuem para o desenvolvimento finalístico institucional de uma Instituição Federal de Ensino (IFES)? Neste contexto, tem-se como objetivo geral: Analisar as PPP's celebradas com uma Instituição Federal de Ensino (IFES) contribuíram para o seu desenvolvimento finalístico institucional; e como específicos: Verificar os documentos que tratam da prática de parcerias público-privadas na Universidade Federal Rural da Amazônia, por meio dos contratos e PPP’s realizados com a fundação de apoio (FUNPEA); Analisar as PPP’s celebradas entre a Ufra e as fundações de apoio (FADESP e FUNPEA); Analisar a percepção dos gestores da Diretoria de Contratos e Convênios da UFRA; Elaborar uma Instrução Normativa que facilite o estabelecimento de PPP’s na UFRA. Assim, esta pesquisa contribui para a importância em investigar de que forma as PPPs podem ser aplicadas e desenvolvidas com mais eficiência na UFRA, bem como, os principais desafios para alavancar esta cultura dentro da UFRA,buscando os caminhos para um aumento no número de PPP’s firmadas na instituição, visando os benefícios tanto para as empresas, a Universidade e a sociedade. Será utilizada como metodologia a pesquisa documental e de campo, com análise de relatórios e realização de entrevista com os servidores lotados na Diretoria de Contratos e Convênios da UFRA.

Externo à Instituição - HERIBERTO WAGNER AMANAJAS PENA
Presidente - 327765 - MARINA YASSUKO TOMA
Interno - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 05/07/2023 16:17