Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL ACATAUASSU FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAEL ACATAUASSU FERREIRA
DATA: 04/07/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Sala virtual link: https://meet.google.com/pzk-kcui-cfm
TÍTULO:

AS INSTITUIÇÕES IMPORTAM: Um Estudo de Caso sobre os Modelos de Negócios Sustentáveis existentes noDistrito Industrial de Barcarena (PA)


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo de Negócio Sustentável; Desenvolvimento; Gestão PúblicaMunicipal; Nova Economia Institucional; Barcarena


PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

Barcarena é um município localizado no nordeste do Estado do Pará, que possui destaque nosetor agropecuário e no turismo regional. Desde a década de 70, tem crescido também comobase econômica municipal, a atividade industrial, em especial por conta de políticas públicasdo Estado nacional e da localização estratégica do município, que fica próximo à capitalparaense e às margens do Rio Pará. Atualmente, o município possui o maior porto do estado,o Porto de Vila do Conde, e um dos quatro distritos industriais do Pará. O desenvolvimento dasatividades portuárias e industriais produziu, nas últimas décadas, uma série de encargos aomunicípio, como um aumento vertiginoso na população e acidentes ambientais que causaramdanos ao ecossistema e à população. Desde 2013, as gestões municipais têm trabalhado parainstitucionalizar em Barcarena – seja através de ações do executivo, seja através doalinhamento de instrumentos de planejamento municipal às agendas internacionais dedesenvolvimento da Organização das Nações Unidas (ONU) – o DesenvolvimentoSustentável. Nesse contexto, a presente pesquisa se utiliza da teoria da Nova EconomiaInstitucional, para analisar, através pesquisa bibliográfica e documental e de entrevistas comgestores municipais e empresários locais, como tem se dado a busca pela sustentabilidade nomunicípio. Ademais, considerando que a existência de organizações que apresentem Modelosde Negócios Sustentáveis (MNS) pode auxiliar na busca de um desenvolvimento sustentável,conforme apresentado por Hawken, Lovins e Lovins (2000); Chesbrough (2010); Boons eLüdeke-Freund (2013), o trabalho também objetiva identificar a existência de MNS entre asorganizações do Distrito Industrial (DI) de Barcarena. O resultado da pesquisa demonstrou quejá existem organizações apresentando MNS no DI de Barcarena, mas que as operações detais organizações não apresentam uma gestão de risco ambiental adequada. O trabalhosugere que a prefeitura realize estudos sobre os riscos nas operações das organizaçõesexistentes no local, assim como estabeleça novas políticas públicas para estimular osurgimento de MNS no DI de Barcarena. Além disso, a pesquisa identificou que, apesar dascriativas iniciativas realizadas pelas gestões municipais na última década, as avaliaçõesrealizadas pelos índices internacionais, nacionais e regionais de sustentabilidade reforçam querestam questões importantes a serem resolvidas, ainda que os resultados de Barcarena sendopositivos quando comparado com aqueles de outros municípios do Pará e da Amazônia. Emum mundo cada vez mais interligado, no qual impactos ambientais e sociais podem influenciartrajetórias nacionais e internacionais de desenvolvimento, a criação de políticas públicas queincentivem o surgimento de organizações com Modelos de Negócio Sustentáveis aparececomo alternativa na busca por um desenvolvimento local mais inclusivo e sustentável.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1712816 - EDUARDO JOSE MONTEIRO DA COSTA
Interno - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Externo ao Programa - 327259 - MARIA AMELIA RODRIGUES DA SILVA ENRIQUEZ
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 15:49
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1