Banca de DEFESA: CARMEM ANGELA TAVARES PEREIRA

DISCENTE: CARMEM ANGELA TAVARES PEREIRA
DATA: 19/05/2023
LOCAL: SALA VIRTUAL - novo Link: https://meet.google.com/guz-ebaa-hre

"A Formação Humana Integral no contexto de vulnerabilidade social: Contribuições da interface educação e psicologia no protagonismo estudantil no IFAP- Laranjal do Jari".

Educação profissional; Formação humana integral; Vulnerabilidade social; Psicologia social.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A educação profissional, cientifica e tecnológica é hoje uma realidade em todos os estados brasileiros, devido à expansão evidenciada a partir da criação em 2008 dos Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, trazendo consigo um novo modelo de educação profissional para o país, com gestão pedagógica e curricular diferenciada, tendo dentre suas diretrizes educacional, o desenvolvimento da formação humana integral capaz de impulsionar o acesso, a permanecia e o êxito dos estudantes na educação profissional, cientifica e tecnologia. O objeto deste estudo perpassa pela ação educacional e as contribuições da psicologia social a para a formação profissional tecnológica de estudantes que vivem em contexto de vulnerabilidade social. O problema de pesquisa centra-se no seguinte questionamento: Como a interface educação e psicologia social pode contribuir na formação humana integral para o protagonismo no ensino profissional no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá- IFAP, considerando as vulnerabilidades sócio histórica na região do Vale do Jari? O objetivo geral busca: analisar a formação humana integral a partir da interface educação profissional, científica e tecnológica e psicologia social na perspectiva da promoção do protagonismo no ensino profissionalizante em contexto de vulnerabilidade social. A metodologia de trabalho contemplou pesquisa bibliográfica, documental, de abordagem qualitativa, método descritivo exploratório, o questionário utilizado foi do tipo escala likert. Os resultados revelaram a percepção dos servidores acerca da formação humana integral na educação profissional no IFAP-Campus Laranjal do Jari, a partir do olhar na interface de uma psicologia social de visão decolonial. O estudo reafirma a necessidade de tornar a educação profissional, cientifica e tecnóloga ainda inclusiva, não apenas numérica representativa, mas principalmente, protagonista num ensino que respeite a diversidade humana, levando em considerações a ideologização de dominação e exploração deixado na história. Portanto, o fortalecimento das instâncias populares que ocorrem nos grupos populares, principalmente dos grupos excluídos dos processos civilizatórios dominantes, é parte essencial na educação. Tornar a ação educativa o lugar privilegiado para o resgate de memória de lutas, num trabalho de valorização e potencialização das relações, capaz da verdadeira transformação das desigualdades e das violências sociais.

Externo à Instituição - CARLOS POTIARA RAMOS DE CASTRO
Presidente - 3055393 - EUNÁPIO DUTRA DO CARMO
Interno - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 15:19