Banca de DEFESA: KARINA PINGARILHO PASCHOALIN

DISCENTE: KARINA PINGARILHO PASCHOALIN
DATA: 10/05/2023
LOCAL: sala virtual - meet.google.com/ovz-zbgd-dhc

Desenvolvimento Local no Estado do Amapá: A contribuição do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) nos Municípios de Macapá e Laranjal do Jari.

Desenvolvimento local endógeno. Instituto Federal de Educação do Amapá (IFAP). Índice Firjan. Políticas públicas. Educação Profissional e Tecnológica.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Esta pesquisa avaliou o papel do Instituto Federal de Educação do Amapá (IFAP) no desenvolvimento local dos municípios de Macapá e Laranjal do Jari, focando nos aspectos educacionais, econômicos e sociais, baseando-se na teoria do desenvolvimento local endógeno. A importância deste estudo reside na necessidade de compreender o impacto das instituições educacionais, como o IFAP, na promoção do desenvolvimento socioeconômico e na melhoria da qualidade de vida das comunidades locais. A metodologia do estudo envolveu análises quantitativas e qualitativas, utilizando dados secundários, pesquisa bibliográfica e questionários. As fontes de informação incluíram índices socioeconômicos, educacionais e demográficos. A pesquisa comparou o Índice FIRJAN de Macapá e Laranjal do Jari antes e após a implantação do IFAP. Assim, foi possível alcançar o objetivo do trabalho que era o de analisar a contribuição do IFAP no desenvolvimento local de Macapá e Laranjal do Jari, propondo um projeto de extensão integrador. Os resultados mostraram um aumento significativo no Índice Firjan em ambas as cidades, sendo maior em Laranjal do Jari (16,3%) em comparação a Macapá (5,1%). Além disso, a pesquisa revelou melhorias na infraestrutura local. A comunidade valoriza o IFAP por proporcionar oportunidades de emprego, formação profissional e desenvolvimento integral. O estudo conclui que a implantação dos câmpus do IFAP contribuiu para o desenvolvimento local dos municípios amapaenses, confirmando o objetivo da pesquisa. Este trabalho espera incentivar novas pesquisas e debates sobre a importância da Educação Profissional e Tecnológica. Além disso, espera-se que este estudo contribua para a ampliação e aprimoramento de políticas públicas voltadas para a integração entre formação acadêmica e mercado de trabalho, promovendo um processo de ensino e aprendizagem emancipativo que beneficie comunidades locais.

Presidente - 1260219 - FABIO CARLOS DA SILVA
Interno - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Externo à Instituição - THEMÍSTOCLES RAFHAEL GOMES SOBRINHO
Notícia cadastrada em: 05/05/2023 12:52