Banca de DEFESA: MICHELE ELANE DE SA MONTEIRO

DISCENTE: MICHELE ELANE DE SA MONTEIRO
DATA: 13/04/2023
LOCAL: Miniauditório do NAEA

Avaliação da eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Pará.

Avaliação; Assistência Estudantil; PNAES; UFPA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Nos últimos vintes anos, observa-se a expansão do número de matrículas em cursos de graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), oriunda da implementação de um conjunto de ações afirmativas inseridas no contexto educacional brasileiro. As ações afirmativas propiciaram mudança no perfil dos alunos
ingressantes nas IFES, que passaram a executar ações para apoiar a permanência desse novo público nas instituições, essas ações definem-se como assistência estudantil. Esse é o contexto que se situa a presente pesquisa, a qual possui como objetivo geral avaliar a eficácia do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na Universidade Federal do Pará (UFPA), tendo como recorte o período de 2017 a 2021. Para isso, a pesquisa apresenta em seu referencial teórico discussões sobre avaliação de políticas públicas, assistência estudantil e sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil no âmbito da UFPA. No que se refere aos procedimentos metodológicos, a pesquisa possui natureza aplicada, com abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios – descritivos e utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de caso. Para coleta de dados foram realizados levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com os cinco gestores que compõe a equipe que coordena as ações de assistência estudantil na UFPA, e aplicação de questionários com 48 alunos beneficiários do PNAES. Os resultados da pesquisa indicam que PNAES tem sido eficaz, os estudantes atendidos pelo programa possuem rendimento acadêmico satisfatório, e não se identificou entre os alunos participantes da pesquisa dados referentes à retenção ou evasão. Ademais, os dados indicam que embora tenha sido identificado no âmbito da presente pesquisa que o programa tem alcançado o resultado pretendido, a UFPA de forma institucional não realiza a avaliação do programa, havendo apenas avaliações pedagógicas pontuais. Como produto final da pesquisa, fez-se a proposição de ações de monitoramento e avaliação do PNAES na UFPA.

Externo ao Programa - 1152945 - JOSE MAIA BEZERRA NETO
Interno - 2178146 - LIGIA TEREZINHA LOPES SIMONIAN
Presidente - 136.040.152-00 - ROSANA PEREIRA FERNANDES - UFPA
Notícia cadastrada em: 10/04/2023 13:03