Banca de DEFESA: ADAM BENEDITO DO CARMO DE SOUSA

DISCENTE: ADAM BENEDITO DO CARMO DE SOUSA
DATA: 28/03/2023
LOCAL: sala virtual - meet.google.com/qus-guod-jeh

GESTÃO PÚBLICA E ACESSIBILIDADE DE SERVIDORES COM DEFICIÊNCIA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DO AMAPÁ: limites, desafios e possibilidades

Servidor com Deficiência. Acessibilidade. Instituto Federal de Educação do Amapá.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
SUBÁREA: Multidisciplinar

Inserir a pessoa com deficiência (PcD) no ambiente de trabalho não implica, necessariamente, em sua inclusão. As instituições públicas devem promover a permanência dessas pessoas em suas funções de maneira igualitária e digna aos demais trabalhadores. O caso de Gestão a ser estudado discutirá as políticas de acessibilidade dos servidores com deficiência (ScD) no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Amapá (IFAP), campus Macapá. A Constituição Federal (CF) de 1988 traz como um de seus objetivos fundamentais o bem de todos seus cidadãos sem qualquer tipo de discriminação ou preconceito (BRASIL, CF/1988, art. 3o inciso IV), desse modo, os aspectos que estão relacionados ao bem-estar de tais servidores é extrema importância. O objetivo geral dessa pesquisa é: Analisar as condições de trabalho para os servidores públicos com deficiência pertencentes ao quadro do IFAP, campus Macapá. Como problemática central desse estudo temos o seguinte questionamento: Como se apresentam as condições de trabalho para os servidores públicos com deficiência no IFAP, campus Macapá? A abordagem escolhida para a referida pesquisa foi a qualitativa e, como delineamento metodológico, utilizou-se o estudo de caso. Para a coleta de dados, optou-se por uma entrevista semi estruturada com questões abertas aos ScD e os gestores ligados à área de acessibilidade. Ao final desta da pesquisa será apresentado um plano de ação institucional com recomendações que visem à melhoria ou promoção da acessibilidade de tais servidores.

Externo à Instituição - AMARILDO FERREIRA JUNIOR
Interno - 3055393 - EUNÁPIO DUTRA DO CARMO
Interno - 418.532.453-72 - LEILA MARCIA SOUSA DE LIMA ELIAS - UFPA
Presidente - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO