Banca de QUALIFICAÇÃO: CARMEM ANGELA TAVARES PEREIRA

DISCENTE: CARMEM ANGELA TAVARES PEREIRA
DATA: 20/12/2022
LOCAL: SALA VIRTUAL - novo Link: http://meet.google.com/swq-nafb-oca

"A Formação Humana Integral no contexto de vulnerabilidade social: Contribuições da interface educação e psicologia no protagonismo estudantil no IFAP- Laranjal Jari".

Educação profissional; Formação humana integral; Vulnerabilidade social; Psicologia decolonial; Protagonismo estudantil.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A educação profissional, cientifica e tecnológica é hoje uma realidade em todos os estados brasileiros, devido à expansão evidenciada a partir da criação em 2008 dos Institutos Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, trazendo consigo um novo modelo de educação profissional para o país, com gestão pedagógica e curricular diferenciada, tendo nas suas principais diretrizes desenvolver a formação humana integral capaz de impulsionar desenvolvimento no acesso, na permanecia e no êxitos dos indivíduos na educação profissional. O objeto desse estudo versa sobre a atuação da psicologia social no ambiente de educação profissional, cientifica e tecnológica para a formação humana integral frente a conscientização da subjetividade de estudantes protagonistas nas modificações de contextos de vulnerabilidade social. O problema de pesquisa centra-se no questionamento: Como a interface educação e psicologia social pode contribuir na formação humana integral para o protagonismo estudantil no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP) junto as pessoas em vulnerabilidades sociais na região do Vale do Jari? E o objetivo geral busca: analisar a formação humana integral a partir da interface educação profissional, científica e tecnológica e psicologia social na perspectiva da promoção do protagonismo dos/as estudantes do IFAP-Campus Laranjal do Jari em contexto de vulnerabilidade social. Tendo em vista que, é na trajetória da vida estudantil que o desenvolvimento individual e das coletividades acontece. Impondo que a objetividade das experiências e ação educacional seja ainda mais significativas, capaz de modificar vulnerabilidades humanas, marcada por históricos de dominação e exploração. No entanto, tal princípio educacional, de formação humana integral, cruzam constantemente com questões políticas e ideológicas refletidas no meio social com contestações e diferentes interpretações, nem sempre assertivas. Nesse sentido, a psicologia social nos espaços de formação educacional pode contribuir na promoção da autoconsciência e na construção coletiva de libertação das mentes diante a dominação que ainda explora e cria as desigualdades. Na realização do estudo, seguimos o percurso metodológico que envolve inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo. As análises e apontamentos feitos compreendem uma abordagem qualitativa de pesquisa, pois, busca estudar significados nas condições da vida real, representando opiniões e perspectivas. Trata-se de um estudo de caso, com característica de investigação exploratória. Uma vez que, os objetivos específicos da pesquisa compreendem conhecer a percepção junto aos servidores técnico-pedagógicos e docentes, diante as experiências acerca da formação humana integral, em contexto de vulnerabilidades sociais, com vista nas relações que envolve factos étnicos, raciais, culturais, sexuais, de gênero, e de classe socioeconômica.

Externo à Instituição - CARLOS POTIARA RAMOS DE CASTRO
Presidente - 3055393 - EUNÁPIO DUTRA DO CARMO
Interno - 3185159 - SILVIO JOSE DE LIMA FIGUEIREDO
Notícia cadastrada em: 19/12/2022 17:34